Opinião: Um olhar para a matemática dos anos iniciais
Como melhorar o nível de aprendizagem em matemática de nossas crianças e jovens? Essa é uma questão muito importante, que há anos é alvo de investigações e discussões em nosso país e que é levada a sério no curso de Pedagogia da UCS.
Não é novidade que uma parcela significativa dos estudantes tem grandes dificuldades em matemática e verdadeira aversão por esse componente curricular. Na verdade, os problemas com a matemática podem começar cedo, ainda nos anos iniciais, quando as crianças aprendem números e operações. Um embasamento matemático frágil nos primeiros anos de escolaridade certamente trará muitos empecilhos e consequências negativas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.
Felizmente é possível mudar esse cenário com uma boa dose de criatividade, empenho e conhecimento. O segredo está em encantar a garotada e oportunizar a vivência de aulas prazerosas e ricas em significado! É possível usar, em sala de aula, recursos variados e abordagens de ensino que realmente fazem a diferença na aprendizagem dos estudantes.
Os jogos são uma ótima estratégia para ensinar matemática pois eles divertem, possibilitam a interação dos alunos, tornam a aula lúdica e, quando bem explorados, permitem que sejam estabelecidas várias relações e conexões lógicas. Os jogos podem ser aplicados para qualquer ano de ensino; crianças, jovens e também adultos apreciam aulas estimulantes e desafiadoras.
A literatura infantil é outra aposta que dá muito certo, especialmente na educação infantil e anos iniciais, pois ela conecta a língua materna à realidade possibilitando a criação de atividades interdisciplinares. As crianças adoram histórias e cabe ao professor aproveitar os diferentes contextos da literatura para explorar as noções e conceitos matemáticos.
As tecnologias, por sua vez, não podem ficar de fora da escola. Calculadoras, computadores e celulares devem ser utilizados no processo de ensino-aprendizagem da matemática pois, através deles, os alunos podem fixar aprendizagens, descobrir regras e construir conceitos. Todavia, é importante salientar que se deve fazer um uso inteligente desses recursos para que eles realmente auxiliem o estudante na construção do conhecimento.
E que tal escrever nas aulas de matemática? É possível escrever textos sobre conhecimentos prévios, sobre as aprendizagens decorrentes do estudo de um conteúdo, registrar os procedimentos de um jogo ou elaborar situações-problema… são muitas as possibilidades! A escrita permite que o estudante organize suas ideias, reflita e tome consciência dos seus saberes.
Vale destacar também que o ensino da matemática se torna mais significativo para o aluno quando contextualizado e integrado a outras áreas. Relacionar a matemática ao cotidiano vai auxiliar o estudante a entender onde se aplicam os conhecimentos matemáticos e, certamente, será uma forma de encantá-lo.
Um professor bem preparado sabe organizar atividades de ensino, escolher as abordagens adequadas, variar os recursos e acompanhar os estudantes em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo-lhes ricas oportunidades para a (re)construção dos saberes. A qualificação e formação docentes são, sem dúvida alguma, fundamentais para a melhoria da qualidade do ensino de matemática em nossas escolas.