Orchestra Brasil promove missão à África do Sul

De 18 a 22 de agosto, o Projeto Setorial Orchestra Brasil promoverá uma missão prospectiva à África do Sul, com o intuito de avaliar o mercado de insumos para móveis e sua cadeia de distribuição. A ação inclui agenda de visitas a indústrias moveleiras, distribuidores locais e à feira Interbuild Woodpro Africam, em Johanesburgo. Quatro empresas participantes do projeto se inscreveram: Artecola, Promob, Renner Sayerlack e Tramontina.

A missão foi solicitada pelas indústrias em função da distância geográfica e cultural, que compromete as exportações, além de relativo desconhecimento da dinâmica desse mercado e sua cadeia produtiva. Além disso, o interesse na geração de negócios com esse país vai ao encontro do grupo de empresas que busca expandir seus mercados além das Américas. “Com o aumento do poder aquisitivo dos países africanos, em especial da África do Sul, muitas indústrias têm voltado seus interesses para essa região. O Sindmóveis acredita que a diversificação de mercados é uma importante estratégia para enfrentar as crises econômicas vividas neste momento”, destaca o presidente da entidade, Henrique Tecchio.

Mercado prioritário do Projeto Orchestra Brasil, a África do Sul é a maior economia do seu continente e também o melhor ambiente de negócios. De acordo com o Banco Mundial, o país é classificado como o 41º com a maior facilidade de negociação. Como comparação, o Brasil ocupa a 116ª posição; e a Argentina, a 126ª. Angola e Moçambique são classificadas na 179ª e 139ª posições, respectivamente. O valor da produção de móveis no país em 2013 foi de US$ 1,9 bilhões, um crescimento de 4,5% em comparação com 2012, de acordo com dados do Euromonitor. No ano passado, a África do Sul também registrou crescimento de 12,6% na importação de acabamentos, acessórios e componentes, químicos e máquinas e ferramentas provenientes de todo mundo.

O Projeto Orchestra Brasil é promovido desde 2006 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e promove a inserção competitiva de fornecedoras do setor moveleiro no mercado internacional de forma sustentável. Atualmente, conta com a participação de 72 empresas e 38 estúdios de design. O projeto vem mantendo bons resultados nos últimos anos. Em 2013, as empresas participantes registraram incremento importante em suas exportações. Em comparação a 2012, as exportações cresceram 14,6%, completando quatro anos consecutivos de crescimento. Os mercados prioritários foram essenciais para esse desempenho: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai. O crescimento nesses países foi de 19,4% em 2013, superior ao geral, assim como ocorreu em outros anos.

Ainda em 2014, o projeto terá participação nas feiras Tecnomueble (Guadalajara), FMC China (China), IWF (Atlanta), Expo Ferretera (Guadalajara), Intermob Istambul (Turquia), Sicam Pordenone (Itália) e Fenafor Peru (Lima).

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.