Os benefícios do chá de hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é a espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. A bebida é rica em substâncias antioxidantes, como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, que impede a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.  Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e a diminuir o colesterol ruim (LDL), os triglicerídeos e a pressão arterial. 

O cálice da flor utilizado para elaborar o chá de hibisco é rico em vitamina B2 (riboflavina), que auxilia na saúde da pele, ossos e cabelos, e B1 (tiamina). Todas as vitaminas pertencentes ao complexo B ajudam o nosso corpo na captação de energia nas células, principalmente ao auxiliar no metabolismo do oxigênio e da glicose, as principais fontes de combustível celular. A B1, além disso, realiza essa ação principalmente nos neurônios, células que formam nosso cérebro. O chá também possui boas quantidades de ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. A Vitamina A, que conta com um efeito antioxidante e é necessária para a visão, sistema imunológico, pele e saúde óssea, e a vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade, doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele, também estão presentes na bebida.  


Como consumir

A orientação é consumir um copo de 200ml de chá de hibisco por dia. Para cada copo, devem ser utilizadas de 4 a 6 gramas da flor seca (equivalente a uma colher de chá) ou dois a três pacotinhos de chá. Caso utilize a flor a granel (à venda em lojas de produtos naturais), procure aquecê-la o mínimo possível, para não perder suas propriedades. Ferva 200ml de água, adicione a flor seca, mantenha a bebida por três minutos no fogo e a consuma em seguida.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Contraindicações

  • Vinícola Garibaldi

Gestantes e lactantes devem evitar o chá de hibisco, já que alguns estudos preliminares apontaram que a bebida possui ação mutagênica, ou seja, pode interferir na estrutura dos genes do bebê. 

Riscos do consumo excessivo

Por ter ação diurética, o consumo em excesso pode fazer com que a pessoa elimine muito eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, principalmente cálcio, potássio, sódio e magnésio. A falta destas substâncias pode levar à desidratação.

Por Bruna Stuppiello
Fonte: portal Minha Vida


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também