Os chás da vovó estão voltando
A matéria “Os chazinhos da vovó estão voltando”, da edição 311 do Jornal SerraNossa desta sexta-feira, dia 10, foi publicada de forma errada, devido a um erro interno, não tendo responsabilidade ou participação da nutricionista Letícia Bettinelli. A reportagem correta está sendo publicada abaixo.
Nossas avós tinham razão. Aquelas receitinhas caseiras para curar doenças são cada vez mais comprovadas pela ciência. E muita gente está voltando no tempo para aproveitar os benefícios dos remédios naturais. Aquele chá de casca de laranja para dor de barriga ou de boldo para curar a ressaca continuam sendo receitas “tiro e queda” para quem não é muito chegado ao uso de medicamentos. O certo é que tomar chá, além de fazer bem à saúde, também virou moda.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 80% da população já fez uso de algum tratamento natural. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Farmacêutica, o mercado desse tipo de remédio cresce 20% ao ano devido a dois fatores: o desejo de encontrar uma alternativa aos medicamentos sintéticos por um preço menor e a comprovação da eficácia da medicina natural. “Recomendo esse tratamento porque não apresenta efeitos colaterais”, afirma a nutricionista Letícia Bettinelli. Porém, antes de procurar a receita ideal, ela dá a dica: “compre alimentos e ervas em locais confiáveis e faça o consumo em doses moderadas”.
A nutricionista revela que o chá é uma das bebidas mais consumidas e mais antigas do mundo, sendo uma das melhores fontes de compostos fenólicos, um tipo de antioxidantes. Os antioxidantes retardam ou até mesmo inibem a formação e a ação dos radicais livres, que estão ligados diretamente com o câncer e as doenças cardiovasculares e neurodegenerativas. Por isso, se consumidos de forma moderada, podem trazer muitos benefícios à saúde, além de aquecer nosso corpo nos dias frios de inverno.
Os tipos de preparo dos chás caseiros
Por infusão – juntando-se a água fervente sobre os pedacinhos da erva. Mistura-se tudo por um instante, cobre-se e deixa-se em repouso por 5 a 10 minutos até chegar à temperatura apropriada para ser bebido. O processo é usado para flores, folhas e ervas aromáticas.
Por decocção ou cozimento – colocar a planta na água fria e levar à fervura por 10 a 20 minutos, dependendo da consistência da parte da planta. Deixa em repouso e coar em seguida. Indicado para partes duras como cascas, raízes e sementes.
Dicas de chás caseiros para uso
A nutricionista Letícia Bettinelli dá dicas interessantes de chás caseiros utilizando produtos que você pode encontrar em sua casa. Ela lembra que o consumo deve ser moderado, a fim de se evitar qualquer tipo de intoxicação, já que alguns chás de plantas podem ser prejudiciais à saúde quando consumidos em demasia. O ideal é que ele seja consumido morno, sem açúcar e de duas a três xícaras ao dia.
Alecrim contra a depressão
Planta de cheiro suave, o alecrim acalma e ainda funciona como antioxidante. Aproveite e faça uma infusão despejando água fervente em 50 g de alecrim (flores, ramos ou folhas).
Carqueja melhora a digestão
A erva age sobre o fígado e o intestino, além de ter efeito diurético que elimina toxinas do organismo. Em 1 litro de água, ferva 20 g da erva por 20 minutos.
Erva-cidreira acaba com os gases
A planta tem propriedades calmantes que deixam o organismo em ordem, facilitando a digestão e diminuindo os gases. Coloque 50 g de erva-cidreira em 1/2 litro de água e leve ao fogo até ferver.
Aipo contra reumatismo
Tem ação antiinflamatória nas articulações porque auxilia na eliminação do ácido úrico. Ferva 1 colher (chá) de sementes de aipo em 2 xícaras (chá) de água. Apague o fogo e deixe em repouso por 10 minutos. Coa e beba até três vezes ao dia, dependendo da gravidade dos sintomas.
Garganta saudável com morango
A fruta é uma boa fonte de vitamina C e age contra infecções, doenças cardíacas e pedras nos rins. Por isso, ferva 1/2 xícara de morangos, 1 xícara de folhas de morango e 3 xícaras (chá) de água. Deixe apurar por 15 minutos. Adicione mel a gosto, coe e descarte os ingredientes. Coloque o líquido na geladeira e faça gargarejos.
Alface garante bom sono
Seu talo contém a lactucina, um sedativo natural. Faça o seguinte: despeje 1 xícara (chá) de água fervente sobre 1 colher (sopa) de folhas picadas. Abafe por 10 minutos e coe.
Banana nanica cura ressaca
A fruta controla a acidez e combate a dor de estômago. Ferva 60 g de casca de banana com 1 litro de água.
Maçã para as funções intestinais
É um importante aliado no combate ao cálculo renal, além de auxiliar na regulação das funções intestinais e no combate à artrite e o reumatismo. Ferva as cascas e os pedaços da fruta em uma xícara com água. Deixe descansar uns cinco minutos, coe e beba logo em seguida.
Malva como antiinflamatório
O chá é recomendado para o combate às inflamações bucais. Irritação dos olhos e também para a tosse. Coloque uma colher de sopa de folhas picadas de malva e uma xícara com água. Ferva tudo e deixe descansar por cinco a 10 minutos. Após é só coar e beber.
Consultoria: Leticia Bettinelli, nutricionista
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br