Os “eus” de Pessoa abrem uma semana poética

No ano em que chega à sua 23ª edição, o Congresso Brasileiro de Poesia inicia, nesta segunda-feira, dia 5, com um espetáculo sobre o escritor português Fernando Pessoa. A encenação, intitulada “Eu, Pessoa e outros eus”, é o resultado de um trabalho de 25 anos de pesquisa do ator e diretor Jairo Klein – a apresentação será à noite, a partir das 20h40, no auditório do Colégio Dona Isabel, com entrada franca. Antes, às 17h, ocorrerá a abertura do evento, na Via Del Vino.

Até o dia 10, Bento Gonçalves deve se tornar a casa de pelo menos 80 artistas de vários cantos do país e da América Latina, já que a cidade também receberá o 23º Encontro Latinoamericano de Casas de Poetas e a 20ª Mostra Internacional de Poesia Visual, eventos que tradicionamente ocorrem de forma paralela ao Congresso. A programação contempla inúmeras atividades em escolas, além de vários encontros abertos gratuitamente ao público na Fundação Casa das Artes e na Via Del Vino. Ao todo, estão programadas mais de cem ações.

Na avaliação do coordenador do Congresso, Ademir Antonio Bacca, a presença dos poetas na cidade ao longo dos últimos 20 anos (as três primeiras edições foram em Nova Prata) contribuiu significativamente para fomentar a leitura e o estudo literário na rede de ensino local. “As escolas começaram a trabalhar com mais afinco em atividades culturais e isso tem refletido nos avanços que o município vem alcançando em diversos níveis nos últimos anos. O trabalho do Congresso de Poesia, aliado ao da Feira do Livro e do Bento em Dança, incluiu nossa cidade entre as que mais investem em cultura no Estado. É aquilo que chamamos de crescimento para dentro: depois do crescimento industrial e comercial, também é preciso que haja o crescimento cultural, e nós dedicamos uma significativa parcela de trabalho para que isso aconteça”, analisa Bacca.

Integração com as crianças
A exemplo dos dois últimos anos, a secretaria municipal de Educação (Smed) realizará as atividades da Semana da Criança em todas as escolas infantis do município utilizando uma extensão do Congresso Brasileiro de Poesia. As ações terão à disposição duas trupes formadas por palhaços, contadores de histórias, fantoches e recreadores.

Sobre o espetáculo
Inspirado na vida e na obra do português Fernando Pessoa, o espetáculo “Eu, Pessoa e outros eus” aborda, além da figura marcante do escritor, as representações de seus principais heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Destacando características próprias que envolvem suas personalidades, a peça tem um espaço cênico intimista e dividido em três planos: o da realidade, o da ilusão e o da memória. A encenação representou o Brasil nos Colóquios da Lusofonia, em 2009 e 2012, em Lisboa, Bragança e Açores, em Portugal.

O homenageado
O homenageado desta edição é o carioca Tanussi Cardoso, autor de 11 livros de poesia, como “Viagem em torno de”, “Teias” e “Exercício do olhar”, eleito o Melhor Livro de Poesia de 2006 pelo Congresso Latinoamericano de Literatura. Cardoso é formado em Jornalismo e Direito e, além de poeta, é crítico, contista e letrista de MPB. Tem poemas publicados na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, Peru, Uruguai e Romênia, e traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano e russo. Colabora, com assiduidade, em jornais, revistas literárias, sites e blogs de todo Brasil.

A programação completa está disponível no blog oficial do evento.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também