Os melhores vinhos da safra 2011

A 19ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2011 ocorreu no último sábado, dia 24, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves e reuniu mais de 800 participantes de todo Brasil. No evento, foi efetuada a degustação dos 16 vinhos brasileiros selecionados entre os 30% mais representativos da safra deste ano (veja a relação no final da matéria).

Esta foi a maior edição de todas, inclusive pelo número de amostras: 383 vinhos inscritos (48% mais que em 2010) por 72 vinícolas. A qualidade da safra 2011 foi degustada por 820 apreciadores de vinho de 18 estados brasileiros: Amapá, Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Fortaleza, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe e oito países: Argentina, Brasil, Chile, França, Holanda, Itália, Portugal e Uruguai.

Num silêncio absoluto, esta imensa confraria degustou um a um dos 16 vinhos selecionados. A cada amostra, um comentário era feito por um dos especialistas convidados. O 16º comentarista foi sorteado entre o público. O presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE) – entidade promotora do evento –, enólogo Christian Bernardi, abriu a programação destacando a grandiosidade da promoção. “A Avaliação Nacional de Vinhos é uma importante ferramenta para os produtores, além de ser uma vitrine dos vinhos brasileiros”, disse. Em um breve resgate histórico, homenageou a própria ABE que está completando 35 anos de atividades.

A ABE também aproveitou a oportunidade para apresentar a 3ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, publicação que traz 11 trabalhos inéditos que preenchem uma lacuna existente em torno do assunto.

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, reafirmou seu compromisso de tornar o estado uma grande plataforma produtiva de qualidade. Atendendo ao pedido do setor, ele anunciou na Avaliação Nacional de Vinhos a duplicação dos recursos destinados à promoção do vinho brasileiro, através do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis). Este ano, R$ 5 milhões estão sendo repassados. Para 2012, a previsão é de R$ 10 milhões.

Troféu Vitis 2011

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Adão Villa Verde e o enólogo João Vignatti foram homenageados pela ABE com o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasil e Enológico, respectivamente. Idealizado pela entidade ainda na primeira edição do evento, em 1993, o troféu faz distinção àqueles que contribuem para a promoção e valorização dos vinhos do Brasil.

 

Os 16 vinhos mais representativos

 

Categoria: Vinho Base para Espumante

1.VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay) – Domno do Brasil

2. VINHO BASE ESPUMANTE (Chardonnay) – Casa Valduga

 

Categoria: Branco Fino Seco Não Aromático

3. RIESLING ITÁLICO – Cooperativa Vinícola Aurora

4. CHARDONNAY – Cooperativa Vinícola Nova Aliança

5. CHARDONNAY – Vinícola Góes & Venturini

6. CHARDONNAY – Vinícola Don Giovanni

 

Categoria: Branco Fino Seco Aromático

7. MOSCATO R2 – Vinícola Perini

8. MOSCATO GIALLO – Vinícola Don Guerino

 

Categoria: Rosé Seco

9. ROSÉ (Cabernet Sauvignon) – Vinícola Almadén

 

Categoria: Tinto Fino Seco Jovem

10. MERLOT – Vinhos Salton

 

Categoria: Tinto Fino Seco

11. MERLOT – Basso Vinhos e Espumantes

12. MERLOT – Luiz Argenta Vinhos Finos

13. CABERNET SAUVIGNON – Rasip Agropastoril

14. SYRAH – Vinícola Almaúnica

15. TANNAT – Vinícola Gheller

16. TANNAT – Seival Estate

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br