Os piores vilões da saúde

Você consegue resistir a um delicioso sorvete? Alimentos industrializados são tão gostosos para o nosso paladar que realmente é difícil evitá-los. “O foco dos fabricantes é intensificar o sabor, deixando de lado o valor nutricional”, explica o nutrólogo Guilherme Giorelli, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

A nutricionista norte-americana Michelle Schoffro Cook elaborou uma lista com os 10 piores alimentos para a saúde. Especialistas brasileiros avaliaram a seleção e indicam outras opções mais saudáveis. Porém, eles ressaltam que não é preciso excluir esses alimentos do cardápio. “O principal problema é o nosso hábito. O que não devemos fazer é comê-los diariamente e em excesso, você pode escolher um alimento do grupo – o sorvete, por exemplo – e ingerir uma vez por semana”, aconselha o nutrólogo Celso Cukier, de São Paulo.


1º) Refrigerante tipo diet

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Vinícola Garibaldi

Os problemas: um estudo das universidades de Miami e Columbia concluiu que o consumo diário de refrigerante diet aumenta as chances de ter um infarto ou um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Porém, os especialistas não concordam que a bebida seja a pior de todas. “O diet não é mais ou menos saudável do que o normal, inclusive, pessoas com restrição ao uso dos carboidratos devem preferir o diet ao outro”, afirma Cukier. 

Alternativas saudáveis: os sucos naturais, que são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais, ou a água de coco.  

2º) Refrigerantes e sucos industrializados

Os problemas: 350ml de refrigerante tipo cola possui 37g de açúcar, ou seja, caso a pessoa beba uma lata por dia, em um mês ela terá consumido cerca de 1kg de açúcar. Os sucos industrializados possuem malefícios semelhantes aos do refrigerante. “É também prejudicial porque possui muito açúcar, poucas vitaminas e é extremamente calórico”, explica Giorelli. 

Alternativas saudáveis: sucos naturais ou água de coco.

3º) Churros recheados

Os problemas: o item que ocupava a 3ª posição na lista original era o donuts, porém o churros é o seu equivalente nacional. Consiste em uma massa frita, recheada com chocolate ou doce de leite com cobertura também doce. Além de concentrar as complicações das frituras, o alimento é rico em açúcar. 

Alternativas saudáveis: consumir no máximo uma vez por semana.  

4º) Cachorro-quente

Os problemas: a salsicha é rica em gordura saturada e sódio além de conter nitritos e nitratos que, no estômago, se transformam em nitrosaminas, substâncias com forte ação cancerígena. 

Alternativa saudável: lanche com queijo branco e peito de peru.  

5º) Bacon

Os problemas: um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que 50g diários de carnes processadas, como o bacon, aumentam em 42% o risco de problemas cardíacos e em 19% o de diabetes tipo 2. 

Alternativa saudável: consumir no máximo uma vez por semana ou substituir por peito de peru.  

6º) Salgadinho de batata

Os problemas: é preparado com grandes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas.

Alternativa saudável: corte a batata como se fosse um chips, disponha em uma travessa, acrescente alecrim e azeite e leve ao forno.  

7º) Batata frita

Os problemas: durante a fritura, o alimento é submetido a altas temperaturas e sofre uma modificação molecular. “Estão surgindo muitos estudos procurando relacionar essas alterações com o aparecimento de doenças cardiovasculares e com o câncer”, diz Cukier. 

Alternativa saudável: evite reaproveitar o óleo no preparo, pois quanto mais utilizado, mais saturado ele fica e maiores os riscos para o coração. 

8º) Pizza congelada

Os problemas: um pedaço de pizza congelada possui sódio e gorduras saturadas. A massa, feita com farinha branca, tem uma absorção rápida no organismo, diminuindo a sensação de saciedade.

Alternativa saudável: consumir no máximo uma vez por semana e optar por sabores menos calóricos. 

9º) Salgadinho à base de milho

Os problemas: contém produtos químicos que podem causar alergias. Além disso, é rico em sódio, gorduras totais e saturadas. O fato de o salgadinho ser feito com milho transgênico ainda é polêmico. “Não temos um estudo científico que comprove que a quantidade de milho com essas alterações no salgadinho pode causar uma doença”, ressalta Giorelli. 

Alternativa saudável: substituir pela pipoca preparada na panela, com óleo vegetal fresco e com pouco sal. 

10º) Sorvete 

Os problemas: é pobre em nutrientes e possui uma série de aditivos prejudiciais à saúde. “É rico em açúcar, que será absorvido rapidamente pelo organismo e transformado em gordura”, alerta Cukier.  Apenas 60g do sabor chocolate contêm 130kcal e 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas necessários a um adulto.

Alternativas saudáveis: picolé de frutas, com menos calorias e gorduras, e o frozen de iogurte desnatado.

Por Bruna Stuppiello
Fonte: portal Minha Vida

(www.minhavida.com.br)


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também