Outono deve ser de normalidade, com gradativa diminuição da temperatura
Chegada do outono ocorreu na segunda-feira, 20/03
Quando o relógio marcou 18h25 na última segunda-feira, 20/03, o verão se despediu e deu espaço para a chegada de uma nova estação: o outono. Este período é caracterizado pela transição dos dias de calor para os primeiros dias de frio que antecedem o inverno.
O coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) da secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, meteorologista Flávio Varone, afirma que o outono deste ano será de normalidade, com diminuição gradativa da temperatura e retorno de precipitações regulares no Estado.
“Com o fim do evento La Niña, são esperadas precipitações próximas da média histórica em todo Rio Grande do Sul, com previsões de volumes mais elevados ao longo dos meses de maio e junho”, avalia.
Quanto à temperatura prevista para outono, o meteorologista afirma que o ingresso de massas de ar frio vai provocar a diminuição gradativa das temperaturas nos próximos meses, principalmente a partir do mês de maio, proporcionando a ocorrência de fenômenos típicos da estação, como nevoeiros e geadas.
Embora afirme que o frio deve se intensificar a partir de maio, quando as massas de ar frio estarão mais presentes sobre o estado, Varone salienta que durante o outono normalmente ocorrem veranicos, que são períodos mais secos e quentes.
Em relação às chuvas, Varone afirma que no começo do outono ainda devem ter chuvas irregulares, se estendendo até meados de abril.
“De maio em diante deveremos ter o retorno de chuvas mais regulares e com volumes mais expressivos em todo estado”, afirma.