Outubro foi o terceiro melhor mês de emprego em Bento neste ano

Foram criados 227 postos de trabalho no mês em Bento Gonçalves

Foto: Rodrigo Parisotto

O mercado de trabalho em Bento Gonçalves alcançou, em outubro, a terceira melhor performance do ano, conforme revelado pelo novo boletim do Observatório da Economia (OECON) do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O município registrou a criação de 227 empregos, encerrando um período de desempenho inferior, que incluiu um agosto no vermelho (-60) e um setembro com pequeno aumento (19).

A marca não apenas interrompeu a tendência de baixa, mas também contribuiu para que a cidade alcançasse, no acumulado do ano, o 10º melhor desempenho entre todos os municípios gaúchos. “Ultrapassamos os 1,2 mil postos de trabalho no período, mas ainda é um resultado 24,8% inferior ao mesmo período de 2022”, constata o autor do boletim, Fabiano Larentis.

O setor de serviços destacou-se como o principal impulsionador na contratação de mão de obra, sendo responsável por quase 63% das novas contratações em outubro, totalizando 143 postos de trabalho. O transporte terrestre foi a atividade mais significativa, gerando 77 empregos. A indústria ocupou o segundo lugar, com 57 empregos gerados, especialmente nas áreas moveleira (28) e de coleta e tratamento de resíduos (27). Os setores de construção, comércio e agropecuária também contribuíram positivamente, contratando 15, nove e três funcionários, respectivamente.

O boletim revela ainda que o volume acumulado de Microempreendedores Individuais (MEIs) atingiu 12.489 em outubro. A soma total de MEIs, juntamente com empregos formais, alcança 61.861 registros. “A participação dos MEIs fica em 20,2%, ou seja, a cada quatro empregos formais no município, temos um MEI”, observa o boletim.