Outubro teve o menor número de casos da COVID-19 desde abril de 2020 em Bento
Foram 456 novos registros, uma queda de 26% em relação a setembro. Durante pico da pandemia, o município chegou a registrar 2.388 novos casos em apenas um mês
Bento Gonçalves tem seguido a tendência do restante do país e apresentado resultados positivos em relação à campanha de vacinação contra a COVID-19. Desde o mês de julho, o número de novos casos e óbitos passou a ter quedas significativas no município, chegando, em outubro, a um dos menores dados desde o início da pandemia. Nesse mês, foram 456 novos casos confirmados em Bento, o menor número desde abril do ano passado, quando foram registrados 85 casos. O dado ainda representa uma queda de 26% em relação a setembro, quando houve 620 confirmações. No maior pico da pandemia, no primeiro semestre deste ano, Bento chegou a somar 2.388 novos casos apenas no mês de abril.
Até o momento, de acordo com as últimas atualizações da secretaria municipal de Saúde, Bento já vacinou mais de 94 mil pessoas com a primeira dose ou dose única e quase 60 mil pessoas com a segunda dose. Além disso, são mais de 4,5 mil pessoas já imunizadas com a dose reforço – número ainda considerado baixo para o total de pessoas elegíveis à terceira dose. Com isso, o percentual de pessoas com a primeira dose em Bento é de 71% e, com a segunda dose, de cerca de 50%.
E a vacinação também tem refletido na redução de óbitos, que é a sua principal função – o não agravamento de quadros da COVID-19. Em outubro foram nove mortes registradas, uma redução de 25% em relação a setembro, quando foram registrados 12 óbitos. No cenário mais grave da pandemia em março deste ano, Bento chegou a contabilizar 51 óbitos.