P.A. 24h alerta sobre atendimentos emergenciais

Com o objetivo de garantir o atendimento imediato a casos emergenciais, a Secretaria de Saúde de Caxias do Sul alerta sobre as normas de funcionamento do Pronto Atendimento 24h do município. A recomendação é que se use o serviço em situações de urgência e emergência. Para a garantia do fluxo de acesso ao P.A., são utilizados padrões de avaliação de risco preconizados pelo Manual do Ministério da Saúde de 2009, os quais classificam a gravidade do paciente por cores:

Vermelho (situação de emergência):
Politraumatismo grave;
Trauma crânio encefálico grave;
Estado de coma;
Desconforto respiratório grave;
Dor no peito associado à falta de ar;
Perfuração no peito, abdome e cabeça;
Crises convulsivas;
Intoxicação;
Tentativa de suicídio;
Complicação de diabetes;
Queimaduras;
Parada cardiorrespiratória.

Amarelo (situação de urgência):
Dor de cabeça intensa;
Dor torácica intensa;
Antecedentes com problemas respiratórios, cardiovasculares e metabólicos (diabetes);
Desmaios;
Alterações de sinais vitais em pacientes sintomáticos;
Hemorragias;
História de convulsão;
Dor abdominal intensa;
Crise asmática;
Náuseas (vômito e diarreia persistente);
Vítimas de abuso sexual;
Febre alta (39º/40ºC).

Azul (situação não urgente):
Pacientes em condições não-agudas porém, encaminhadas ao atendimento médico. Prioridade:
Idade superior a 60 anos;
Deficientes físicos;
Gestantes;
Acidentes de trabalho.

 

Quando o paciente chega ao P.A., são aferidos os sinais vitais, queixa principal, história prévia de doenças e, através de um protocolo institucional, são classificados quanto à gravidade para o atendimento. Os pacientes que recebem a classificação vermelha e amarela são atendidos imediatamente por apresentarem quadro de emergência e urgência. Já os que recebem a cor azul são caracterizados como não urgentes e não tem prioridade nas consultas, sendo estes atendimentos prestados nas Unidades Básicas de Saúde. Desta forma, serão atendidos depois que todos os casos prioritários forem solucionados. 

A cultura por procura a Pronto Atendimentos, bem como o imediatismo de resolver os problemas são os principais responsáveis pelas filas e demora no atendimento à população, já que os casos de baixa gravidade são os que podem aguardar mais tempo por consulta médica. O tempo médio de espera tem aumentado em alguns momentos em virtude do acréscimo na demanda, ocasionado, principalmente, pelo período de férias, no qual muitos procuram o serviço para realizar exames de rotina. Outro fator é a vinda de usuários residentes em outros municípios, seja pela estrutura da rede de saúde de Caxias do Sul, ou a passeio na casa de familiares residentes do município.

Conforme registros da Secretaria de Saúde, no mês de dezembro, o Pronto Atendimento realizou 12.094 atendimentos: 181 (1%) com classificação alta de risco, 4.444 caracterizados como urgência (37%) e 7.469 com classificação baixa (62%).

De acordo com os registros do P.A. 24h, a maioria dos pacientes eletivos ou de baixa complexidade procuram o serviço para a solicitação de check ups, mostra de exames, solicitação de receita, sintomas virais (gripes e diarreia), alergias e problemas crônicos não agudizados. Se não bastasse a espera por um serviço não característico de urgência, acessando a UBS do bairro, os pacientes são atendidos e avaliados com base no histórico do mesmo, contribuindo para o diagnóstico médico e continuidade no tratamento, priorizando a promoção e prevenção em saúde. Já no P.A., o paciente é assistido conforme os sintomas apresentados, pois não há no local histórico clínico do usuário.

Para evitar longos períodos de espera recomenda-se que os usuários do SUS utilizem o P.A. somente se apresentarem sintomas que se enquadrem nas classificações vermelha e amarela. Nas demais situações, o acesso deve ser via Unidade Básica de Saúde. 

 

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