Paciente relata que médico da UPA defendeu ineficácia da vacina da COVID-19 em consulta

Uma moradora de Bento Gonçalves esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bento Gonçalves, no bairro Botafogo, na noite desta segunda-feira, 26/09, e se surpreendeu com o atendimento do médico plantonista. A paciente, que apresentava sintomas gripais, relatou que o médico em questão fez uma série de críticas às vacinas contra a COVID-19 e lhe receitou uma medicação que não tem comprovação científica de sua eficácia.

Sobre as vacinas, segundo a paciente, o médico afirmou que elas fazem parte de “um grande experimento mundial” e que a vacina provoca a doença, invés de salvar vidas.

O que também chocou a paciente foi o fato de o profissional lhe receitar o tratamento com invermectina, medicação usada durante a pandemia de COVID-19 como parte de um “tratamento precoce”, mas que não tem eficácia comprovada cientificamente. O remédio é utilizado em tratamentos para doenças causadas por parasitas externos, como sarna e piolho, e internos, que é o caso dos vermes.

A paciente relatou ao médico que apresentava sintomas gripais como dor de garganta.

Na receita, o médico indica que a paciente tome quatro comprimidos por vez, três vezes ao dia. Ao comparecer na Farmácia, ouviu comentários de que o profissional costuma receitar a medicação.

O teste para verificar se a paciente estava infectada com o coronavírus também não foi solicitado. “Não me deu exame de COVID, o teste que eu pedi porque eu nunca peguei, ele me disse ‘ai te acalma, deixa que eu vou fazer meu trabalho'”, afirmou a paciente.

A paciente diz que, visto as dores e febre que sentia no momento, não questionou as atitudes do médico. “Eu fiquei sem ação, em outro momento eu teria discutido e me imposto sobre esses argumentos, mas estando mal eu só peguei a receita e fui embora”, disse. Com a falta de uma medicação correta, a paciente procurou atendimento no Pronto Atendimento Zona Norte, onde foi atendida e recebeu a medicação que condizia com seu caso.

Retorno da Secretaria da Saúde

A secretaria da Saúde de Bento Gonçalves respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a atuação do profissional e quais protocolos são seguidos no atendimento. “Os profissionais tem autonomia médica para conduzir os casos da maneira que acharem necessário ou pertinente dentro do quadro médico do paciente. Os testes de COVID são disponibilizados pelo sistema de saúde, conforme determina o Ministério da Saúde, e a realização fica a critério do profissional médico. A secretaria de Saúde está a disposição do paciente para esclarecimentos. Destacamos que a vacinação segue disponível para população em todas as doses nas unidades vacinadoras.”

*Reportagem atualizada às 08h20 de 27 de setembro de 2022, com o pronunciamento da secretaria da Saúde de Bento Gonçalves