• Vinícola Garibaldi

Padres da Serra Gaúcha participam de campanha de doação de sangue

  • Vinícola Garibaldi

Ação promovida pela Diocese de Caxias do Sul, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, marca o tempo da Quaresma e da Campanha da Fraternidade 2024, com o objetivo de mobilizar a comunidade para doação de sangue

Coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin. Fotos: Felipe Padilha

No “Dia D” do clero da Diocese de Caxias do Sul para a doação de sangue, padres que atuam nas paróquias e serviços de Caxias do Sul estiveram no Hemocentro Regional (Hemocs) para realizar o gesto quaresmal solidário, na terça-feira, 27 de fevereiro. A ação promovida pela Igreja Católica, em parceria com o Hemocs, marca o tempo da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”, e como lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

O coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Luciano Dalmolin, fez a doação de sangue pela primeira vez. Ele se diz tocado pelo gesto de solidariedade quaresmal e expressa seu desejo de se tornar doador permanente. “Fazendo este ato, podemos viver a caridade, que é um dos pilares do tempo da Quaresma e da vivência da Campanha da Fraternidade deste ano, que nos estimula a construir um mundo fraterno. É a primeira vez que doo sangue, mas certamente me tornarei um doador permanente. Nós convidamos a todos a se unirem a nós neste belo gesto de fraternidade e cuidado com o outro”, salienta.

O assessor diocesano do Setor Juventude, padre Gustavo Predebon, também fez sua doação de sangue. O objetivo é que o exemplo do padre que coordena as ações de evangelização juvenil possa inspirar outros jovens ao gesto solidário. “É importante sensibilizar as pessoas de que, entre as muitas formas de ajuda e convivência, e mesmo de caridade, uma delas é a doação de sangue. É uma demanda recorrente dos atendimentos de saúde em toda a região”, pondera.

Com o mote “Unidos pelo sangue de Cristo, somos irmãos e irmãs”, a campanha quer ajudar todos os fiéis das diferentes Regiões de Pastoral a realizar sua ação concreta no tempo da Quaresma e também durante as semanas que sucedem a Páscoa.

Padre Mateus Boldori

O pároco da Paróquia Santos Apóstolos de Caxias do Sul, padre Mateus Boldori, participou da atividade, que tem o objetivo de mobilizar a comunidade para doação de sangue, no Hemocentro Regional de Caxias do Sul que atende todos os municípios que estão no território da Diocese. Assim, o objetivo é, na maioria das regiões pastorais da Igreja Particular de Caxias do Sul, realizar esta coleta solidária de sangue, para auxiliar os irmãos e irmãs que mais necessitam.

Ao chegar ao Hemocentro ou ao local de doação nas cidades da Diocese, é necessário informar que a doação é vinculada à campanha de número 154, que identifica a ação. Com esse número, as equipes poderão fazer um levantamento do total de doações por meio desta campanha.

Próximas campanhas:

– 06 DE MARÇO | BENTO GONÇALVES (UBS Zona Sul – Rua Goiânia, 590)

– 20 DE MARÇO | CARLOS BARBOSA (Hospital São Roque)

– 10 DE ABRIL | SÃO MARCOS (Centro Recreativo e Cultural Alexandre Zaniol – Rua Carlos Gomes, 657)

– 24 DE ABRIL | NOVA PRATA

– 02 DE MAIO | ANTÔNIO PRADO (UBS Aparecida – Rua Luiz Marcantonio Grezzana, 380)

O Hemocentro de Caxias do Sul está localizado na rua Ernesto Alves, 2260, Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 16h45 (sem fechar ao meio-dia), e no sábado, das 8h às 12. O contato pode ser feito por meio dos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580.