Paese renuncia e é detido por posse de drogas

Uma medida já discutida nos bastidores da política caxiense e uma reviravolta sacudiram o caso do agora ex-vereador Harty Moisés Paese (PDT) nesta semana. Investigado pela Câmara de Vereadores, Polícia Civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e PDT sob suspeita de apresentar atestados médicos falsos para justificar faltas em sessões do Legislativo, Paese renunciou ao seu mandato na Câmara na tarde da última segunda-feira, dia 28, e horas depois foi detido por posse de entorpecentes e liberado após registro da ocorrência na delegacia. 

O SERRANOSSA tentou contato com Paese nesta semana, mas não houve resposta. À Câmara de Vereadores, ele justificou a decisão de abrir mão do cargo de vereador afirmando que vai “tratar de assuntos particulares”, segundo nota distribuída pelo Legislativo à imprensa. O requerimento de renúncia foi lido na sessão da Câmara da terça-feira, dia 29.

Paese estava afastado da Câmara desde setembro deste ano fazendo uso de sucessivas licenças para tratar de uma suposta hepatite C. Posteriormente, Paese admitiu que os atestados médicos apresentados para justificar faltas nas sessões plenárias dos dias 21, 22 e 28 de junho e 5 de julho eram falsos e atribuiu a iniciativa da falsificação a um assessor. Ele devolveu o valor recebido pelas sessões à Câmara (foto). Na verdade, ele estaria afastado para tratar de dependência química.

Para a vaga de Paese, a Câmara de Vereadores convocou o primeiro suplente, Pedro Incerti (PDT), titular da Secretaria Municipal de Governo. Ao SERRANOSSA, Incerti declarou nesta quinta-feira, 1º de dezembro, que assumiria a vaga e permaneceria na Câmara, não retornando ao poder Executivo.

Também nesta quinta-feira, a Comissão de Ética da Câmara apresenta seu relatório sobre o caso de Paese. Ainda não foi revelado o teor do documento. O presidente da comissão, vereador Guiovane Maria (PT), adiantou apenas que “houve uma decisão, a qual foi unânime”, por parte do colegiado.

 

Registro na delegacia

Às 21h20 de segunda-feira, o táxi onde estava Paese foi abordado no bairro Jardim América após a Brigada Militar avistar um homem (depois reconhecido) em atitude estranha nas imediações da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços. Em revista no interior do carro, os policiais encontraram sete petecas de pó com características de cocaína, pesando 26,5 gramas. Na delegacia, Paese admitiu que havia comprado a droga no bairro Primeiro de Maio. Foi confeccionado um registro de posse de entorpecente e o ex-vereador foi liberado. 

Eduardo Kopp

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: GrupoSerraNossa