Pais tendem a favorecer filhos caçulas, aponta estudo
Fonte: portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)
Um estudo realizado com 1.800 mães e pais constatou que os filhos mais novos tendem a ser mais beneficiados do que os irmãos mais velhos em pelo menos 59% dos casos.
A pesquisa realizada pelo site Bounty, especialista em oferecer suporte a grávidas e familiares, mostrou que os pais costumam passar mais tempo com os caçulas e dão mais atenção a eles nas tarefas diárias. Além disso, são mais propensos a mimar e não conseguem dizer 'não' aos filhos menores.
De acordo com a pesquisadora Lisa Penney, muitos pais não admitem ter um filho favorito, isso não quer dizer amar mais um ao outro, mas o fato é que na maioria dos cenários, eles favorecem seus filhos mais novos.
"Deve ser porque eles são considerados o bebê da família, porque são mais exigentes ou simplesmente porque acham que as crianças precisam de menos atenção conforme vão ficando mais velhas", comenta Lisa.
Entre todos os participantes questionados, apenas 23% estavam dispostos a admitir que tinham uma criança favorita – escolhendo o filho mais novo.
Além disso, o estudo mostrou que os filhos mais velhos são mais transparentes – em 63% dos casos. E cerca de 53% do pais acreditam que os primogênitos mais fáceis de serem disciplinados.
"O estudo mostra definitivamente que há grandes benefícios em ser o mais velho ou mais novo da família", completa a pesquisadora.
Foto: Bigstock