Palestra almoço no CIC apresentou linhas do BRDE
Qualquer agente produtivo pode fazer um financiamento, desde micro a grandes empresas. Seis linhas de financiamento de longo prazo do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e sua atuação foram apresentadas nesta segunda-feira, 21 de julho, em palestra almoço realizada no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG), pelo diretor de Planejamento do banco, Carlos Henrique Horn. O destaque é ao financiamento à inovação, o BRDE Inova.
Financiamento empresarial e financiamento à inovação foram destacados pelo palestrante, que exemplificou algumas linhas para os cerca de 110 empresários presentes. BRDE microempresa, BNDES automático, Finame/PSI e Progeren são as linhas de crédito disponibilizadas na classificação empresarial. Em despesas com inovação há dois programas novos, o BNDES/MPME Inovadora e Finep/Inovacred. “Os programas disponibilizam crédito a qualquer item necessário à implementação do plano de negócios das MPME’S com perfil inovador e também financiar a inovação, através de bens, métodos, serviços ou processos novos”, afirma Horn.
Horn também explicou o que é financiável e os procedimentos para liberação de crédito, além de destacar que em Bento Gonçalves o BRDE recebe mais demanda do setor moveleiro e vitivinícola. “A demanda maior é do vitivinícola e geralmente são projetos de expansão de linha e/ou modernização, tanto para empresas privadas quanto para cooperativas”, destaca.
O BRDE é uma instituição pública de fomento, constituída como banco de desenvolvimento, que apoia projetos de investimentos de uma grande parcela de atividades. Em 2013, só no Rio Grande do Sul foram aprovados R$ 1.189 milhões em crédito, sendo contratados R$ 1.045 milhões, distribuídos em agropecuária (36%), indústria (31%), comércio e serviço (17%) e infraestrutura (15%).
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.