Palestra apresentou mudanças de normas
O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) promoveu, nesta segunda-feira, a primeira reunião-almoço do ano. A mudança no setor da contabilidade com a divisão de responsabilidades com o gestor da empresa foi o assunto esclarecido hoje pelo vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Antônio Carlos Palácios.
A principal mudança impactada pelas novas regras, segundo Palácios, é a de que o empresário deve estar ciente da forma como analisa o balanço financeiro a partir deste ano, já que a segunda fase de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade, também conhecidas como International Financial Reporting Standards (IFRS), ocorre até o final deste mês. “É o primeiro ano de adoção integral das normas e a contabilidade busca, nos próximos anos, refletir uma situação real da empresa, ou seja, que o balanço seja efetivamente uma fotografia da empresa naquele momento”, ilustra Palácios.
A nova contabilidade busca ajustar o balanço da empresa ao momento e à atualidade de mercado no qual a empresa está inserida. “Haverá, com isso, num primeiro momento, o impacto do valor justo nas demonstrações contábeis, já que será implementado o processo de manter os bens atualizados ao valor de mercado”, considera.
Confira mais informações sobre as mudanças provocadas pela adoção das Normas Internacionais de Contabilidade e suas consequências na edição impressa desta sexta-feira.
Andreia Dalla Colletta
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Jornal SerraNossa
Orkut: http://www.orkut.com.br