Palestra sobre “Como vender mais pelo WhatsApp” reúne lojistas e comerciários
Encontro faz parte do projeto Bom Dia Lojista e foi realizado na sede do Sindilojas Regional Bento, na terça-feira, 27/09
“Pessoas compram de pessoas, não de empresas. Estamos falando de relacionamento, de humanização”. Este foi o ponto central do Bom Dia Lojista realizado na terça-feira, 27/09, na sede do Sindilojas Regional Bento, com o professor, empreendedor e consultor em Treinamento e Desenvolvimento em temas como Comportamento, Liderança e Vendas Jeferson da Rosa Santos. Durante o encontro, ele falou aos lojistas sobre “Como vender mais pelo WhatsApp” e explicou as mudanças no comportamento de consumo e como a ferramenta impacta o novo consumidor.
O evento reuniu cerca de 50 pessoas, entre lojistas e comerciários. Segundo o palestrante, o consumidor está cada vez menos preocupado com fidelidade. Pesquisas mostram que 62% deles trocam de marca de duas a três vezes por ano e 69,9% das mudanças são atribuídas ao atendimento. “A marca atrai, mas são as pessoas que vendem”, ressaltou.
Atualmente, o brasileiro fica, em média, 3h47min por dia conectado. Democrático, o WhatsApp é acessado por 93% das pessoas todos os dias, sendo que 99,2% das que têm smartphone no país usam a ferramenta. Enquanto a taxa de abertura de um e-mail gira em torno de 2% a 5%, a do WhatsApp é de 90%. Em 96,4% dos casos, são usuários entre 16 e 64 anos de idade.
Mas, segundo o palestrante, não basta apenas utilizar o WhatsApp. É preciso saber o que fazer e, principalmente, o que não fazer.
Por isso, Santos apresentou algumas dicas importantes que devem ser seguidas para a melhor eficácia do uso do WhatsApp como ferramenta de venda, confira algumas delas:
- Humanize.
- Conheça a persona do seu negócio (48% preferem conversas personalizadas).
- Entenda a jornada de compra.
- Tenha número de chip específico.
- Apresente-se e explique o contato.
- Relacione-se, conecte-se.
- Escreva corretamente e sem abreviaturas.
- .Grupos x Listas de Transmissão.
- Organize o tempo em blocos para responder.
- Divulgue o WhatsApp.