Panorama da dengue em Bento ainda é incerto
Mesmo sem ter casos de dengue contraídos no município, Bento Gonçalves é infestada pelo mosquito Aedes aegypti. De acordo com a última verificação em armadilhas realizada em dezembro de 2015, há nove focos positivos para o inseto em diferentes pontos da cidade. A vistoria de residências, feita pelo Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira), entretanto, não ocorre há nove meses.
Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Simone Menegotto, a pesquisa orientada pelo Ministério da Saúde deveria acontecer três vezes ao ano. No último mês de outubro, porém, houve uma redução no quadro e o excesso de chuvas dificultou o trabalho. “Muitos funcionários chegaram ao fim do contrato nesta época e estamos com a equipe menor desde então”, justifica Simone.
Para o levantamento, 20% dos imóveis do município devem ser visitados, o que corresponde a mais de 10.300 pontos em Bento. “Precisamos de um grupo de 15 pessoas para fazer esse trabalho em apenas uma semana ensolarada. No momento, estamos em cinco”, acrescenta.
Para compensar o atraso no Lira e ter a dimensão da infestação na cidade, a Vigilância Ambiental trabalha na instalação de mais armadilhas para o mosquito, enquanto novas pessoas não são contratadas. Conforme a coordenadora, hoje, existem cerca de 150, e a meta é instalar ainda mais, com verificações semanais. “Colocamos em locais de grande circulação de pessoas e veículos, além de pontos estratégicos: em borracharias, pode ocorrer acúmulo de água em pneus, e, nos cemitérios, as pessoas esquecem flores com água”, exemplifica Simone.
Nas residências, recipientes deixados em áreas abertas são os principais flagrantes. Baldes, caixas d’água descobertas, potes e garrafas largados nos pátios, além de pneus encobertos pela vegetação, são focos para o mosquito transmissor de doenças depositar seus ovos. “A maioria pensa que nunca acontecerá em sua casa, mas pedimos que as pessoas cuidem de seus pátios”, frisa Simone. “Recebemos muita gente de outros estados do Brasil e nossos moradores também viajam muito. Em ambos os casos, as pessoas podem ser infectadas. Não podemos facilitar que o zika vírus se dissemine por aqui”, finaliza a coordenadora.
Transmissão
Quando há suspeita do diagnóstico de alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a residência da pessoa picada é pulverizada em um raio de 150 metros, para impossibilitar que o inseto a alcance e passe a adquirir o vírus.
Números em Bento
Em 2015:
– 9 focos do mosquito confirmados
– 19 casos suspeitos de dengue (4 confirmados, todos contraídos fora da região)
– 1 caso suspeito de febre chikungunya (não confirmado)
– 1 caso suspeito de zika vírus (não confirmado)
Em 2016:
– 2 casos suspeitos de dengue (não confirmados)
Garibaldi realiza ação preventiva
Nos dias 23 e 30 de janeiro, a secretaria de Saúde de Garibaldi promoverá o “Sábado do bota-fora da dengue”. A ação percorrerá os bairros do município recolhendo materiais de possível acúmulo de água, como tonéis, garrafas, caixas d’água, tanques, entre outros. Mais informações pelos telefones (54) 3462 8104 e (54) 3462 8200.
Cronograma do recolhimento:
Sábado – 23/01
• Bela Vista 2: todo bairro
• Alfândega: ruas Buarque de Macedo e David Sartori
• Bela Vista 1: rua Jacarandá
• São Francisco: ruas Café Filho e Domingos Paganelli, e avenida Saldanha Marinho
• Três Lagoas: ruas Tramontina e Ercílio Flores
• Champanhe: ruas Manoel Peterlongo, Vicente Dal Bó, General Canabarro, João C. R. da Cunha
• Cairú: avenidas Rio Branco e Independência
• Ferroviário: ruas João Ludovico Salvadori e Frederico Dhamer
• São José: avenida Perimetral, ruas Irmã Vicenza Fardo e Nova Portela
Sábado – 30/01
• Brasília: ruas João Goulart e João Prancutti
• Vale Verde: ruas João Goulart, Teodoro Afonso Peixoto e João Côvolo
• Monte Alegre: ruas Luiz Carraro e Pedro Cattani
• Santa Terezinha: ruas André Rigoni e Izidoro Pianezola
• Guarani: ruas Alcides Santa Rosa e Cristóvão Colombo
• Glória: ruas João Goulart e Irmão José Otão
• Simonaggio: rua Alencar Araripe
• Juventude: ruas Ernesto Alves e Silva Jardim
• Chácaras: ruas Aurélio Bitencourt, Marechal Floriano Peixoto e 20 de Setembro
• Vale dos Pinheiros: rua 15 de Novembro
• Centro: ruas Irmão José Sion, Buarque de Macedo, João Pessoa, avenidas Rio Branco e Independência
• Peterlongo: ruas Figueira de Mello, Antônio Gregoletto e Ary José Piva
• São Miguel (Fenachamp): todo bairro
(Foto: Carina Furlanetto)