Para aprender a administrar o dinheiro
Fazer com que as crianças e jovens entendam o valor de cada centavo não é uma tarefa fácil para os pais. Afinal, na maioria das vezes, não é dos bolsos deles que sai o dinheiro para o sustento, brinquedos e demais gastos. Uma forma encontrada pelos universitários Maikon Mattielo, 24 anos, e Jason Piloti, 29 – acadêmicos de Publicidade e Propaganda e Tecnologias Digitais, respectivamente –, de mostrar a importância de aplicar de forma correta o dinheiro foi dar a oportunidade de todos terem sua própria empresa, através do jogo “Meu Primeiro Negócio”.
A ideia ficou em terceiro lugar na Premiação de Desenvolvimento de Jogos de Educação Financeira, promovida pelo Sebrae nacional e Banco Central do Brasil. A dupla de Bento foi até a capital federal, Brasília, na semana passada, para receber o montante de R$ 60 mil como reconhecimento a boas práticas para educação financeira.
Os criadores explicam que o jogo busca abordar a ideia de um primeiro negócio de maneira lúdica, colocando o participante na posição de uma criança que tem por objetivo montar uma barraca de sucos. “Para que o negócio dê certo, é necessário que o jogador analise qual o melhor local para instalar a barraca, pesquise o melhor valor de aluguel e o tipo de público predominante no local, quais são as frutas da época e o melhor fornecedor. Enfim, fazer uma pesquisa completa de mercado”, explica Mattielo. O sucesso da primeira empresa é inteiramente ligado ao esforço e à percepção do jogador.
O jogo, que foi criado em apenas 60 dias, será disponibilizado em breve na plataforma do Sebrae para navegadores web, ou seja, exclusivamente para computadores, de forma gratuita. Além disso, também será apresentado pela entidade em feiras, exposições e desafios em todo o Brasil. Enquanto isso, a dupla de Bento já prepara outras ideias de jogos. “Assim que recebermos o valor do prêmio, iremos investir em novas tecnologias e no desenvolvimento de novos jogos, voltados a atender o público da região com novidades do ramo tecnológico e educação”, garantem Mattielo.
Reportagem: Raquel Konrad
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.