Para conter gastos, prefeitura dispensa estagiários ligados a Semhas

A prefeitura de Bento Gonçalves adotou nesta semana mais uma medida para contenção de despesas. Dos 50 estagiários da secretaria municipal de Habitação e Assistência Social (Semhas), 32 foram dispensados. A maioria estava ligada aos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceacris).

Entretanto, a titular da pasta, Adriana Gabbardo ressalta que não haverá prejuízo aos atendimentos. “As atividades dos Ceacris serão mantidas normalmente, com funcionários efetivos, remanejados da própria Secretaria, o que não prejudicará o andamento dos trabalhos nos 18 dias úteis que restam no calendário de ações dos Ceacris”, esclarece.

Adriana comenta ainda que a folha de pagamento de estagiários da Semhas gira em torno de R$ 45 mil mensais. Com a dispensa, a economia será de aproximadamente 60%. Segundo ela, assim como ocorreu em 2015, existe a previsão de recontratação. “Porém, será efetuada a reavaliação dos profissionais, como também das vagas existentes”, acrescenta.

Queda nos repasses

Esta não é a primeira medida adotada pela prefeitura visando o enxugamento da máquina pública. Recentemente as repartições municipais passaram a trabalhar em turno único, das 7h30 às 13h30. De acordo com o secretário-adjunto de Finanças, Heitor André Tartato, desta forma o Poder Público Municipal economiza com fornecimento de passagens, gastos de energia elétrica, telefonia, combustível, água e despesas gerais de manutenção. “Demais providências estão sendo estudadas e, se forem viáveis, serão aplicadas”, observa.

Tartaro explica que assim como todos os demais municípios, Bento Gonçalves também enfrenta dificuldades no fechamento das contas devido a quedas de arrecadação e atraso nos repasses. “Ainda estamos aguardando resultados e repasses federais e estaduais para o fechamento das contas. Estamos também trabalhando dentro da realidade do município. Dependemos muito de repasses federais e estaduais, pois a arrecadação municipal não é a maior fatia da nossa receita”, pontua.

Foto ilustrativa: Divulgação

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também