Projeto de nova interseção pode desafogar o trânsito na BR-470

Um investimento estimado entre R$ 18 milhões e R$ 20 milhões, que resolveria uma parte importante da demanda de Bento Gonçalves em termos de mobilidade urbana. Valor que apenas uma empresa arrecada em impostos em um ano, mas que ajudaria a desafogar o trânsito e melhorar a segurança dos motoristas. Esses são alguns dos argumentos que representantes de Bento Gonçalves pretendem levar a Brasília entre os meses de agosto e setembro na tentativa de convencer os representantes gaúchos na Câmara dos Deputados a elaborar uma emenda coletiva para custear o projeto de uma nova interseção na BR-470, na altura do entroncamento com a ERS-444, acesso principal ao Vale dos Vinhedos.

“Sabemos que é um projeto ousado, mas a situação exige uma ação incisiva. Como político e empresário, tenho 100% de certeza de que essa obra sai do papel. Já vimos exemplos semelhantes, como a BR-448 (Rodovia do Parque), que era muito maior. É plenamente viável”, garante o vereador Neri Mazzochin, líder da bancada dos Progressistas na Câmara. “Este projeto está sendo buscado por mim, junto com as secretarias competentes nesta área, com a anuência do prefeito Guilherme Pasin. Estamos conduzindo as negociações com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da interseção, feito pelo próprio DNIT, já está pronto e em fase oficial de orçamento. Há também o projeto do prolongamento da rua José Giordani, feito pelo Ipurb, que ligará a via à nova interseção.

“Nossa estratégia tem dois caminhos: o mais certo seria através de uma emenda parlamentar conjunta. Por isso, eu e o prefeito pretendemos ir a Brasília, na época das emendas, para tentar sensibilizar a bancada gaúcha da importância dessa obra para uma região que gera muito retorno em termos de impostos ao Estado e país. Outra opção seria um financiamento através do governo federal”, detalha o vereador. “Como empresário e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, sei da importância e da necessidade de termos uma estrutura adequada para escoamento da produção de grandes empresas de Bento Gonçalves, do Vale dos Vinhedos, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. São dezenas de carretas todos os dias que impactam no trânsito da zona urbana”, argumenta. 

 


O Projeto

Feito pelo próprio DNIT, o projeto prevê um túnel e diversas novas alças, que permitiriam acesso à BR-470 tanto para quem sai da rua José Giordani, que seria prolongada, quanto para quem deixa a ERS-444 vindo do Vale dos Vinhedos e dos municípios de Monte Belo do Sul e Santa Tereza. Posteriormente, por parte da prefeitura, com recursos federais, será feita uma ligação dessa nova interseção com a rua José Giordani, na área urbana de Bento Gonçalves – a via dá acesso a empresas como as do Grupo Todeschini e a Isabela (M. Dias Branco), além de outros empreendimentos de menor porte. De acordo com Mazzochin, a prefeitura já conseguiu a doação de parte da área necessária para o prolongamento, que teria 20 metros de largura.