Para diminuir a burocracia

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Implantado em Minas Gerais, a plataforma está sendo difundida em todo o país e Bento Gonçalves é o primeiro município da Serra Gaúcha e o quarto do Rio Grande do Sul a aderir ao sistema. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Finanças, Marcos Fracalossi, durante a tradicional palestra-almoço do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), na última segunda-feira, dia 10, no salão de eventos da entidade.

 O sistema visa à integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. Com a Redesim, os usuários também poderão obter informações e orientações on-line ou de forma presencial, a exemplo do acesso a dados de registro ou inscrição, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas. “Hoje o empreendedor tem que registrar sua empresa na Junta Comercial e na Receita Municipal, Estadual e Federal, no mínimo. A Redesim é uma inovação, porque vai abastecer os quatro entes em um só. Nosso objetivo é simplificar e acelerar esse processo”, explica Fracalossi.

Por intermédio do Sebrae, que está disponibilizando e investindo recursos na implantação do software na cidade, a ideia é que o sistema passe a funcionar o mais rápido possível. Na última quinta-feira, dia 14, foi assinado um convênio para dar início ao projeto em Bento. A oficialização ocorreu durante a Convenção Estadual Lojista, que acontece até esta sexta-feira, dia 15, no parque de Eventos de Bento Gonçalves. O Sebrae irá disponibilizar consultores que atuarão dentro da prefeitura para qualificar e adaptar o novo sistema na secretaria. “Sabemos que a iniciativa privada é ágil e ela não pode esperar 120 dias para conseguir um alvará, por exemplo. O que queremos é auxiliar neste processo e esse novo mecanismo chega para que a criatividade do empreendedor não se perca na burocracia”, complementa Fracalossi.

Em breve será divulgado um site da Redesim de Bento Gonçalves, que está sendo elaborado pela Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec).

 

Como irá funcionar

O sistema integrará administração tributária federal e estadual, meio ambiente, órgãos de regulação e controle, juntas comerciais, cartórios de registro de empresas, entre outros. Para o acesso ao sistema, o empresário deverá cadastrar-se, por exemplo, na junta comercial, uma das entradas ao sistema, para ter acesso a todos os serviços disponíveis em uma página virtual, que será divulgada em breve pela prefeitura de Bento.

 

Reportagem: Raquel Konrad

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.