Para melhor atendimento, Tacchini anuncia mudanças
Alvo de constantes reclamações, especialmente pela demora nos atendimentos, o Pronto-Socorro do Hospital Tacchini inagurou novas instalações e anunciou mudanças em seus serviços. As novidades foram apresentadas à imprensa e à comunidade na última quinta-feira, dia 26 de fevereiro, no auditório da instituição. Além de oferecer novas salas e equipamentos, agora o hospital conta com um sistema que permite que o usuário acompanhe todas as etapas de sua consulta.
A ideia é que o paciente não fique esperando sem saber o que está acontecendo. “Ao chegar ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini, os usuários retiram uma senha no totem e, posteriormente, são chamados para a triagem e a consulta. Através de um monitor, todos podem acompanhar o momento de sua consulta, visualizando as informações em uma tela. É possível saber, por exemplo, se há ou não urgência no caso e por qual etapa do procedimento o paciente está passando”, explica Christiane Sachet Zorzi, médica gestora do Pronto-Socorro.
Esse novo sistema, chamado de Gestor de Fluxo, já está em funcionamento e acompanha o processo de modernização do espaço que atende urgências e emergências. “Nosso objetivo é prestar todo esclarecimento necessário aos pacientes e seus familiares”, complementa Christiane.
A diretora técnica do hospital, Roberta Pozza, frisa que os atendimentos de urgência e emergência sempre tiveram prioridade de atendimento. “Muitos usuários não aceitam esperar, achando que a ordem de chegada deve ser obedecida, mas, independente de ter ou não plano de saúde, os casos mais graves sempre serão atendidos antes”, destaca. Atualmente, o Pronto-Socorro possui 56 profissionais, dentre eles, cinco médicos. “É um hospital dentro do hospital. Temos a certeza que este número é o suficiente para atender a demanda”, garante Roberta.
Quando ocorrem acidentes mais graves, o tempo de espera, inevitavelmente, tende a ser maior. “Nós temos uma estrutura excelente. A gente vê hospitais abandonados, com pessoas deitadas em macas no chão ou em bancos. Isso nunca aconteceu aqui. Ocorre, muitas vezes, de alguns pacientes esperarem um ou dois dias por um leito, mas aguardam em uma cama, com uma estrutura boa e com todo o atendimento necessário. Ninguém fica desamparado no Tacchini”, desabafa a médica. Em média, são feitos sete mil atendimentos por mês no Pronto-Socorro do hospital.
Durante a reinauguração da área, a equipe de gestores, assim como o próprio Conselho do hospital e a direção, fizeram um apelo que a população valorize o trabalho que a instituição tem realizado. “Estamos todos os dias melhorando a capacidade de atender a todos. Se, por vezes, ficamos desamparados pelo Estado e pela União, nunca deixamos faltar nada aos nossos usuários. Investimos pesado na qualificação e buscamos melhorar o atendimento desde a chegada até a saída do paciente. E a população contribui de forma significativa para o crescimento do Tacchini”, avali o presidente do conselho, Antônio Stringhini.
Investimentos
O novo espaço do Pronto-Socorro do Hospital Tacchini já estava atendendo ao público desde abril do ano passado, mesmo com as instalações passando por obras. Agora, são mais 556m² de área, além dos 982m² já existentes, resultando em maior comodidade aos pacientes que buscam consultas com médico plantonista ou serviços eletivos. A nova área dispõe de 25 leitos de atendimento e outros nove para casos de emergência. Também oferece salas de aplicação de medicação, inalação, gesso e curativos, bem como duas salas de observação adulta e pediátrica e cinco consultórios. Todos os espaços já estão sendo utilizados na nova estrutura.
Reportagem: Raquel Konrad
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