Parceira do APL Metalmecânico e Automotivo, UCS apresenta soluções


 

A presença da Universidade de Caxias do Sul como uma das entidades parceiras do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo (APL MmeA) vai muito além da atuação colaborativa. Sua participação mostra ao empresariado as oportunidades que a instituição tem a oferecer, que o pesquisador não está alheio à realidade de sua região e que está conectado à busca de soluções para situações vivenciadas nas empresas.

Para o professor Celso Ferrarini, da Diretoria de Relacionamento com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul, que passa a integrar a diretoria do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo, “a APL procura valorizar as cadeias produtivas, bem como fortalecê-las neste segmento. Trata-se de uma via de mão dupla: as empresas conhecem as oportunidades que temos a oferecer e para a UCS, ser parceiro do APL, faz com que possamos aprender um pouco mais a partir da geração do setor produtivo”.

Essa opinião é compartilhada pelo pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, professor Odacir Deonísio Graciolli, que representou a UCS no APL Metalmecânico e Automotivo até outubro. “A universidade enxerga as possibilidades/problemas que as empresas apresentam. O APL é um dos mecanismos de engrenagem em que a universidade pode captar projetos e apresentar soluções”.

O APL Metalmecânico e Automotivo – cuja principal finalidade é o fomento e o desenvolvimento das empresas – conta com 390 associados e abrange 16 municípios: Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Prata, Nova Roma do Sul, São Marcos, Vacaria, Vale Real, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Integrar as ações que as empresas realizam, potencializando as ações individuais, está entre os desafios do APL Metalmecânico e Automotivo. “A cooperação entre as empresas, que pensam de forma cooperativa, é uma das metas. Trata-se da mudança cultural, para potencializarmos o que as empresas têm”, explica Celso Ferrarini.

Alguns projetos já estão em andamento, como o de Compras Coletivas e o de Consórcios, em que empresas atuam conjuntamente. Outro projeto é o Plataforma Digital, que deverá gerar oportunidades no setor industrial: as indústrias associadas ao APL cadastrarão suas capacidades produtivas indicando as ociosidades e o cruzamento dessas informações possibilitará a criação de propostas para melhorar a taxa de ocupação da capacidade instalada das indústrias e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos e negócios.

No ano passado, a UCS foi capacitadora no único projeto em execução no Estado, abrangendo a empresa Marcopolo e 31 fornecedoras da cadeia do setor automotivo caxiense. O grupo faz parte do Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores (PDCF), pelo qual o Ministério da Indústria e Comércio financia ações de capacitação nos setores metalúrgico e de óleo e gás, por meio de instituições de Ensino Superior. 

“A UCS também é suporte, com o APL Metalmecânico e Automotivo, na realização do segundo Fórum de Biogás e Biometano, que será realizado em 2018, em Foz do Iguaçu. O evento ocorreu, neste ano, no Campus-Sede”, lembra Celso Ferrarini.

A multidisciplinaridade está presente em ações desenvolvidas pelo APL com o envolvimento de professores da UCS nos grupos de trabalho em diferentes áreas, que contribuem com as demandas apresentadas pelo empresariado. Além do APL Metalmecânico e Automotivo, a UCS é parceira também dos arranjos produtivos locais Moveleiro, Trino Polo e Moda.

Diretoria – A diretoria do APL Metalmecânico e Automotivo, para a gestão 2017-2019, é formada pelo presidente Ubiratã Rezler (ligado ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul – Simecs), pelo vice-presidente Orlando Marin (ligado ao Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho – Simplás) e vice-presidente financeiro Celso Ferrarini (pela Universidade de Caxias do Sul).

O APL tem, como parceiros, as seguintes entidades: Simecs, Sebrae, Prefeitura de Caxias do Sul, Simmme de Bento Gonçalves, UCS, Simplás, Governo do Estado, CIC de Caxias do Sul, Fiergs Senai, GarantiSerra e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS.