Parceria Público-Privada pode transformar lixo em energia em Bento Gonçalves
A prefeitura de Bento Gonçalves, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), vai iniciar o estudo do projeto de implantação de uma Usina para tratamento e eliminação dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que torna possível a transformação destes em energias alternativas. O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) foi publicado no Diário Oficial na última sexta-feira, dia 24.
As empresas interessadas deverão se credenciar na secretaria de Desenvolvimento Econômico em até 30 dias, sendo que após este prazo terão até 90 dias para apresentar suas propostas de projetos. As propostas serão analisadas pelo Comitê Gestor, no período máximo de 30 dias, para posterior publicação do edital para concessão do projeto escolhido.
Atualmente 1,3 milhões de toneladas de RSU são produzidos no município e, com a implantação da usina, os caminhões de lixo não vão mais precisar levar o material para o aterro sanitário localizado no município de Minas do Leão, economizando no transporte. Com a energia gerada pelo lixo incinerado, a prefeitura deverá economizar aproximadamente R$ 8 milhões por ano.
O município cederá o terreno e os empreendedores irão construir e administrar a usina pelo prazo de até 25 anos. Após este período, o patrimônio será incorporado aos bens da prefeitura. Atualmente 24% do lixo seco coletado são encaminhados a seis associações recicladoras que os separam e revendem a indústrias de reciclagem. "A construção da usina de lixo trará vantagens tanto para o meio ambiente quanto para a população. Depois de finalizado, o empreendimento contribuirá para a geração de novas oportunidades de trabalho e para o desenvolvimento de tecnologias eficientes, trazendo processos sustentáveis e economia, uma vez que o município não terá mais que absorver o alto custo do transporte do lixo para Minas do Leão", explica o secretário Silvio Bertolini Pasin.
O projeto foi elaborado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Meio Ambiente, de Finanças, de Administração e Governo, Procuradoria Geral do Município e Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Condebento).