Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz

Depois de três anos de obras, a Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi teve 90% de sua originalidade restaurada e está novamente disponível ao grande público – a finalização do trabalho foi anunciada nesta semana. O dia 3 de dezembro de 2019 foi marcado pelo anúncio da finalização da obra de restauro. A inauguração acontece no dia 6 de março do ano que vem, com show da Família Lima, uma iniciativa da prefeitura de Garibaldi, em parceria com a Tramontina.

O trabalho começou em fevereiro de 2017, tendo como arquiteta responsável Iris Schmitt e sendo executado pela ARS Restauros, de Salvador do Sul. O investimento total foi de cerca de R$ 2,6 milhões. 








 

Detalhamento do Restauro
O restauro começou pelo altar central, pelas abóbodas e paredes. Depois, foi recuperado o piso do altar que estava encoberto por um revestimento, colocado em uma das reformas anteriores. Em seguida, o restauro deu-se na nave central, nos forros e preparação das colunas, seguindo-se para a nave lateral direita e nave lateral esquerda, bem como os altares menores. As colunas internas receberam pintura marmorizada. Por último, foram recuperados os pisos originais em ladrilhos hidráulicos. A iluminação foi renovada, dando uma legibilidade de intervenção sem danificar em nada a construção, e foram adquiridos novos lustres. As portas foram todas recuperadas e agora podem ser vistas em cor de madeira natural. Da mesma forma, houve a completa recuperação do telhado, repintado em sua cor original e consertado a fim de evitar infiltrações. Foi realizada, ainda, a pintura externa da igreja. 
Inserção no turismo regional

Diariamente, a Igreja Matriz São Pedro recebe turistas, que se encantam com sua história e beleza. Além da arquitetura com linhas neogóticas, destacam-se os vitrais coloridos, as pinturas murais, o altar artístico, a estatuária e seu imponente órgão de tubos. 
A igreja estará aberta à visitação diariamente das 7h30 às 17h. As missas acontecem de terça a sexta-feira às 18h, aos sábados às 17h, e domingos às 9h e 18h.