Parque de Eventos de Bento Gonçalves vai ganhar novo pórtico de entrada
Novo Pórtico do Parque de Eventos de Bento será construído entre agosto de 2025 e janeiro de 2026

A Fundaparque anunciou nesta quinta-feira (10) o projeto de modernização do pórtico de entrada do Parque de Eventos de Bento Gonçalves, carinhosamente ainda chamado por muitos de Parque da Fenavinho. As entidades Movergs, Sindmóveis e CIC-BG bancam 100% do investimento privado na obra, que totaliza R$ 3 milhões.
Assinado pela arquiteta Adriana Peccin, o projeto modernizará a estrutura e o visual do complexo, aprimorando a experiência dos visitantes em feiras como ExpoBento, Fenavinho, Fimma Brasil, Fiemma, Wine South America e Movelsul Brasil.
As obras ocorrerão entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.
O novo pórtico contará com seis cancelas eletrônicas – três para entrada (duas para carros e uma para motos e ônibus) e três para saída. A tecnologia emitirá tíquetes em menos de dois segundos, reduzindo filas e agilizando o fluxo em dias de grande movimentação. A estrutura também terá acesso exclusivo para pedestres, rua lateral alargada com trânsito nos dois sentidos e câmeras de reconhecimento facial e de placas veiculares.

Com mais de 322 mil m² de área total e 58 mil m² cobertos e climatizados, a Fundaparque é referência latino-americana em eventos de grande porte. Desde o primeiro pavilhão em 1967, para a primeira Fenavinho, o parque está em constante evolução. A modernização do pórtico, construído em 1975, representa mais um avanço na história do local, que ainda abriga heliponto, estacionamento asfaltado, internet e consumo de energia limpa.
Para o presidente da Fundaparque, Laudir Piccoli, a obra simboliza uma nova fase: “É um momento histórico de união entre três entidades fundamentais para o desenvolvimento de Bento. Essa parceria reinveste na cidade e traz benefícios tanto para os grandes eventos quanto para a comunidade que utiliza o Parque diariamente.”