Parte dos médicos ainda aguarda pagamento do salário de novembro
Cerca de 20% dos médicos contratados pela Fundação Araucária ainda não receberam o pagamento do salário de novembro. A informação é do Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul. Com isso, os profissionais decidiram pela manutenção da greve até que todos os trabalhadores tenham seus vencimentos quitados.
De acordo com o presidente do sindicato, Marlonei Santos, a informação repassada pela prefeitura é que o restante dos valores será depositado na tarde desta sexta-feira, dia 23. Com isso – levando em consideração o prazo para compensação bancária – a previsão é que a retomada dos atendimentos ocorra apenas na segunda-feira.
Ainda conforme o sindicalista, houve um comprometimento de que a folha de dezembro será quitada no dia 6 de janeiro. Caso o pagamento não seja efetuado nesta data, a categoria não descarta uma nova paralisação.
Atualmente são 105 profissionais contratados pela Fundação Araucária, que terceiriza a mão de obra para município. Enquanto os profissionais estiverem em greve apenas casos graves estão sendo atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Botafogo.
A greve teve início na terça-feira, dia 20, em resposta ao atraso da folha de novembro e do 13º salário. Na semana anterior – entre os dias 9 e 15 de dezembro – técnicos de enfermagem, motoristas e higienizadores também cruzaram os braços pelo mesmo motivo.