“Partiu pra cima dele com a intenção de matar”, diz delegado de Bento sobre caso grave
Rui das Merces Alcântara Fontes, de 36 anos, é velado em Bento Gonçalves; a Polícia Civil seguirá investigando o caso
Nesta sexta-feira, 20/12, o delegado responsável pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Bento Gonçalves, Ederson Bilhan, conversou com o SERRANOSSA sobre o caso do homem assassinado na praça Dr. Bartholomeu Tacchini, no Centro da cidade, na quinta-feira, 19/12. Mesmo recebendo rápido atendimento médico, Rui das Merces Alcântara Fontes, de 36 anos, morreu no início da noite de quinta, no Hospital Tacchini.
O assassino, Leandro Fusari, de 42 anos, foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) e levado para a Delegacia de Polícia. Em seu depoimento, segundo o delegado, Fusari disse que não cometeu ato de importunação sexual contra uma criança.
“Ele contou que ele não tava importunando ninguém, ele tava só urinando na beira de uma parede, e aí ele não viu que tinha uma mulher e uma criança próximas”, diz o delegado.
Após, Fusari começou a ser chamado a atenção pelo ato de urinar em praça pública. Com o criminoso sentado em um banco da praça, Rui iniciou uma discussão e lhe deu um soco na cabeça.
“A vítima deu um soco na cabeça dele e aí ele revidou. Partiu pra cima dele com a intenção de matar. Segundo ele, matou porque tomou soco na cabeça”, afirma o delegado.
De acordo com registros, Fusari tem algumas passagens pela polícia, mas dois casos são mais relevantes: ameaça e lesão corporal, em 2012 e 2023.
Próximos passos
Segundo Bilhan, agora, a Polícia Civil vai em busca de mais testemunhas para colher depoimentos e provas, e dar continuidade à investigação. Fusari também teve a prisão preventiva decretada pela justiça. Ele está na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves.
Velório
O velório e sepultamento de Rui, que era natural de Salvador (Bahia), ocorre em Bento Gonçalves.
Prefeitura
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira (PSDB), se solidarizou com a família de Rui das Merces Alcântara Fontes.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Siqueira afirmou que a Assistência Social do município foi encaminhada para prestar atendimento à família da vítima, principalmente, para esposa e a filha que acompanharam o ato violento.