Pasin garante que não concorrerá a nenhum cargo nas eleições de 2018

A primeira palestra do ano no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), como já é tradicional, colocou o prefeito de Bento Gonçalves frente a frente com os empresários locais na última segunda-feira, dia 19. Durante aproximadamente três horas, Guilherme Pasin apresentou o que chamou de “o grande sonho de Bento Gonçalves”, foi sabatinado com perguntas e garantiu que não será candidato a governador nem a deputado nas eleições de 2018. 

Em resposta à pergunta enviada pelo Sindmóveis, que questionou o que é preciso para Bento voltar a ter representatividade política no cenário nacional, Pasin afirmou que parece difícil, mas é simples: “Eu escuto em todos os cantos que Bento não consegue e não vai conseguir eleger um deputado estadual ou federal. Mas aí eu fico me perguntando: por que quando havia menos da metade do número de eleitores Bento conseguia eleger dois federais e dois estaduais na mesma legislatura? Eu só consigo entender que naquela época acreditávamos mais em nós mesmos. Precisamos voltar a nos apaixonar por nossa cidade. Não vejo uma forma diferente, se não incentivarmos a falar a língua de Bento, entendermos os problemas e nos comprometermos com as causas daqui. E falo isso com a tranquilidade de não ser candidato nas eleições, falo como prefeito, que acredita que, pura e simplesmente, precisamos escolher quem tem mais condições de nos representar”, resumiu.
Sobre a questão política, quem também se manifestou foi o presidente do CIC, Elton Gialdi. Para ele, é necessário que os partidos políticos tenham seriedade e, acima de tudo, visem os projetos e o melhor para Bento Gonçalves. “As siglas não podem apenas lançar candidatos para agradar a partidos, para atrapalhar eleições ou desagregar outras candidaturas. Esperamos que seja analisada a real viabilidade da candidatura para que possamos ter um pleito enxuto, com poucos candidatos, dando a eles reais possibilidades de vitória. Dessa forma, todos sairemos vencedores”, completou.


 

PLANO DIRETOR
Outro momento importante do encontro foi quando Pasin revelou, ao ser questionado pela Ascon, que deve desengavetar provavelmente na próxima semana o Plano Diretor, que foi arquivado no final do ano passado. “Nós iniciaremos, mais uma vez, o salutar debate público junto à nossa comunidade e junto aos nossos vereadores. Mas sabemos que não será algo simples e tranquilo. Nós estamos tratando de interesses de todos os sentidos, o grande problema é que as pessoas pensam que o interesse alheio é o pior que o próprio interesse. Como prefeito, aprendi no dia a dia que não devemos ser responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade, mas, sim, encaminharmos ou induzirmos pequenas mudanças de acordo com o entendimento que nossa sociedade tem hoje. Temos que escalonar avanços de acordo com os interesses atuais da sociedade e respeitar os ansiosos. Tem gente que é paga para não se deixar motivar por interesses externos, que somos nós, servidores públicos, e vamos colocar na balança os pontos de todos os lados e tomar a melhor decisão, respeitando a opinião de todos, para podermos promover o desenvolvimento equilibrado”.

 

PARA SER A MELHOR CIDADE DO BRASIL

– Geração de emprego e renda
Para Pasin, o maior programa social de um governo é o emprego. Para isso, deve trabalhar ao lado do empreendedor. O prefeito elencou ações que já foram feitas, como a implantação da Lei de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico, que foi possível atrair e manter empresas com a isenção temporária de taxas e tributos.  Ele também destacou a atuação do governo na resolução de entraves burocráticos, agilizando processos na liberação de licenças e trabalhando lado a lado com a iniciativa privada, como os casos da Todeschini, da M.Dias Branco e Aurora. Na atual realidade, destacou a inauguração de empreendimentos na rede hoteleira, no setor comercial (Grupo Caitá) e nos serviços (Hospital Dia).

– Inovação
Para Pasin, a pauta inovação está diretamente ligada às parcerias público-privadas (PPP). Um dos exemplos é a construção da primeira usina de Resíduos Sólidos Urbanos. A viabilidade do empreendimento, segundo Pasin, já está em fase adiantada. No próximo mês, as empresas selecionadas apresentarão o modelo de usina que pretendem construir. Depois, a prefeitura irá lançar o edital de licitação para a construção da usina que dará destino energético a 1,3 milhão de toneladas de resíduos produzidos no município anualmente. Outra inovação é a questão da iluminação pública, que passará por plano de modernização, que prevê redução dos pontos escuros na cidade e maior capacidade de iluminação, ampliação da utilização das câmeras de videomonitoramento em pelo menos 100 novos locais, aumentar a eficiência no atendimento à população, com redução de consumo e de custos de manutenção.


 

– Gestão no setor público
O prefeito destacou que a prefeitura tem empregado conceitos e ferramentas de “gestão pura”, como desdobramento de metas, melhoria dos processos e redução das despesas. Uma delas foi o custo dos aluguéis para a administração municipal.  Neste ano, 14 secretarias e órgãos públicos estarão concentrados em um único local, na rua 10 de Novembro. Essa centralização irá permitir ao cidadão melhor atendimento e a diminuição de custos de forma progressiva. A economia deve ultrapassar R$ 1,2 milhão ao ano.  Além disso, Pasin prometeu um Sistema de Gestão de Frotas e compartilhamento de veículos, Sistema de Informação Geográfica, para corrigir defasagem na valorização de áreas, Justiça fiscal, com igualdade, legalidade e progressividade, e Regularização fundiária, com entrega de legitimação de posse para cerca de 700 famílias. 

– Visão de mundo
O prefeito garante que ter visão de mundo é colocar Bento Gonçalves no protagonismo. Citou como exemplo a vitivinicultura, que levou os vinhos e espumantes com a marca de Bento Gonçalves e do Vale dos Vinhedos para o mundo todo. Condição também que é referendada pela realização, no próximo mês de setembro da Wine South America. Outro exemplo citado foi da indústria moveleira, que produz itens de alta qualidade e sofisticação, reconhecidos nacional e internacionalmente e também das feiras setoriais, que colocam Bento na rota do turismo de negócios, gerando oportunidades e atraindo pessoas de todos os lugares. “Nosso trabalho busca diversificar cada vez mais esse olhar global – mantendo nossas características, mas indo atrás de novas alternativas e fontes de conhecimento para projetar o município”.