Pasin quer unir Brasil e Itália com Frente Parlamentar na Assembleia

O ato de instalação ocorre na segunda-feira, 08 abril

Foto: Lucas Kloss

Para fomentar ações e reforçar os laços entre as nações brasileira e italiana no Rio Grande do Sul, o deputado Guilherme Pasin (Progressistas) propôs a criação da Frente Parlamentar Brasil/Itália. O ato de instalação ocorre na segunda-feira, 08/04. Além da presença do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, durante o ato haverá a entrega da Medalha da 56ª Legislatura ao Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

Como presidente da Frente, Pasin explica que a cultura italiana está profundamente enraizada no Estado, principalmente na Serra Gaúcha. “Hoje, um terço da população gaúcha tem sangue italiano. É importante estreitar ainda mais os laços, fomentar ações, facilitar negócios e promover o intercâmbio cultural, social e educacional entre os países. Este é o objetivo da Frente”, disse. Devido às comemorações dos 150 anos da imigração italiana no RS, celebrado em 2025, a Frente também prepara um calendário de atividades e eventos a fim de mobilizar a sociedade civil e realizar a interlocução com entes públicos.

A entrega da honraria ao mais jovem Cônsul-Geral da Itália em Porto Alegre, se dará em homenagem e reconhecimento pelo trabalho de aproximação entre as nações desenvolvido por Caruso. “Como nunca, estamos vendo um cônsul se aproximar das nossas comunidades, prestigiar nossas festas típicas e desenvolver ações que fortalecem e unem nossas culturas. Tanta dedicação merece o reconhecimento deste parlamento. E como descendente e representante da Serra, tenho o compromisso de apoiar pautas que valorizam a tradição e cultura italiana no Brasil”, finaliza Pasin.

Você pode gostar também