Pastor de Bento ganha bolsa integral para mestrado em Harvard

O pastor bento-gonçalvense Cristian Antoni Piazzetta, de 28 anos, será oficialmente o mais novo estudante de uma das mais reconhecidas instituições de ensino do mundo, a Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Ele foi aceito neste ano para o Mestrado em Estudos Teológicos (Master of Theological Studies), com foco no Novo Testamento e História do Cristianismo. Mas a carta de aceitação não veio sozinha. Ele também foi contemplado com uma bolsa integral, com cobertura total dos gastos relativos a seus estudos. “Esse feito representa muito na minha vida. É um sonho antigo, de continuar os estudos e fazer mestrado. Sou grato a Deus por essa oportunidade pessoal e profissional”, declara. 

Cristian é natural de Bento Gonçalves e estudou em instituições públicas durante todo seu ensino básico, iniciando na escola municipal Santa Helena e concluindo o Ensino Médio no Bom Retiro. O pastor da Igreja Adventista morou durante um ano na Irlanda, onde aprendeu o idioma inglês, que o auxiliou na conquista da vaga e da bolsa. “Eu escolhi Harvard porque é uma instituição de renome, considerada a melhor do mundo. E o programa em Novo Testamento é muito forte por lá, com professores renomados. O curso vai me dar uma excelente formação nessa área”, comenta.


Foto: arquivo pessoal
 

O pastor conta que o processo de inscrição foi feito inteiramente on-line. Para tanto, é necessário submeter uma série de documentos, como exame de proficiência em inglês (Toefl), histórico acadêmico, cartas de recomendação de professores, artigos publicados, currículo e uma carta argumentando o motivo pelo qual a universidade deveria aceitar o candidato. Além disso, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição. 

Agora, Cristian está se preparando, junto de sua esposa e filha, para o início do curso em setembro e para toda sua nova rotina nos Estados Unidos. Questionado sobre quais são seus objetivos após o término do mestrado, que terá duração de dois anos, o pastor afirma que sua vida “está nas mãos de Deus”. “Mas a intenção é voltar para o Brasil, servir a igreja adventista da qual eu atuo como pastor no momento”, adianta.

Como conselho para quem também busca uma vaga em uma universidade estrangeira, Cristian afirma que “o grande segredo é tentar e acreditar”. “Tudo começa com a fé, acreditar que pode dar certo, e estudar bastante, não perder tempo. Reunir os materiais logo, se preparar para a prova de proficiência em inglês e aplicar para mais de uma universidade, para aumentar suas chances de admissão. Além de contar com a sorte e a benção de Deus”, finaliza. 
 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também