Pavilhão E da Fundaparque será o novo ponto de doações em Bento Gonçalves
O trabalho no Ginásio do IFRS Bento ocorrerá até a quinta-feira, 16/05, para que na sexta-feira, 17/05, seja possível o deslocamento dos itens de doação remanescentes e para a organização da planta de trabalho
Com ainda muito trabalho pela frente e a necessidade de ampliação do alcance pelo universo de pessoas que estão desabrigadas e necessitando de ajuda, além da necessidade de melhorar o ambiente de trabalho dos voluntários e qualificar o espaço e a logística de recebimento, triagem e destinação das doações, a partir da próxima segunda-feira, 20/05, o ponto de referência para recebimento de doações em Bento Gonçalves será o Pavilhão E da Fundaparque (Alameda Fenavinho, 481, bairro Fenavinho), com a continuidade da coordenação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul, de outras entidades e de voluntários. O trabalho no Ginásio ocorrerá até a quinta-feira, 16/05, para que na sexta-feira, 17/05, seja possível o deslocamento dos itens de doação remanescentes e para a organização da planta de trabalho.
Uma rede de solidariedade formou-se no Ginásio de Esportes do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e está sendo um exemplo de mobilização e resposta eficaz em tempos de necessidade. A crescente mobilização de voluntários e doadores tem permitido atender demandas emergenciais de cada vez mais municípios atingidos pelas enchentes.
O trabalho começou na quinta-feira, 2 de maio, quando o Corpo de Bombeiros solicitou o espaço para o recebimento de doações. De imediato, o Campus Bento Gonçalves colocou à disposição a sua infraestrutura e mobilizou interessados em atuar como voluntários. O grupo já ultrapassa 1.600 pessoas que trabalham dedicadamente no recebimento, na triagem, separação e distribuição das doações. São alimentos, água, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, roupas de cama, calçados, cobertores e brinquedos entregues diariamente desde então.
Inicialmente, nos dias 02 e 03 de maio, foram atendidas necessidades de famílias vítimas de alagamentos e deslizamentos no município de Bento Gonçalves, em especial das localidades de Faria Lemos e São Valentim/Tuiuty.
No sábado, 04/05, as doações aumentaram consideravelmente e foi possível suprir demandas inclusive de outros municípios, como Santa Tereza, Roca Sales, Encantado e Muçum. O volume de materiais recebidos foi tão grande que o Ginásio atingiu seu limite de capacidade. Com isso, foram destinados itens para abastecer também o Almoxarifado Central de Bento Gonçalves e o ginásio do Batalhão do Corpo de Bombeiros. Na segunda-feira, 6 de maio, a assistência foi ampliada ainda para as cidades de Bom Retiro, Estrela, Cruzeiro e Muçum.
Ao longo da última semana e desta, foram enviados e atendidas demandas de mais de 30 municípios gaúchos atingidos pelas enchentes:
- Roca Sales
- Muçum
- Bento Gonçalves
- Santa Tereza
- Cruzeiro do Sul
- Lajeado
- Estrela
- Encantado
- Dois Lajeados
- Canoas
- Viamão
- São Leopoldo
- Sapucaia do Sul
- Arroio do Meio
- Relvado
- Marques de Souza
- Travesseiro
- Triunfo
- Alvorada
- Rolante
- São Sebastião do Caí
- Colinas
- Bom Retiro
- General Câmara
- Igrejinha
- Novo Hamburgo
- Taquari
- Três Coroas
- Taquara
- Feliz
- Guaíba
- Montenegro
Segundo o IFRS, as demandas dos municípios são previamente confirmadas junto às Prefeituras e/ou Defesa Civil. Toda a distribuição é realizada por veículos de voluntários.
Também foram recebidas solicitações pontuais de pequenos volumes para alojados em casas de parentes, casas de passagem e abrigos públicos. Todos os atingidos que procuraram o campus foram acolhidos, com o apoio de psicólogos e assistentes sociais voluntários, e receberam roupas e mantimentos.
“É fundamental registrar um agradecimento especial ao incansável grupo de voluntários, tanto de servidores, estudantes e voluntários externos ao Instituto Federal do RS, Campus Bento Gonçalves que vem demonstrando um admirável esforço e um enorme compromisso. Esse espírito de comunidade e solidariedade reforça a esperança de que, juntos, continuaremos fazendo a diferença”, escreveu a instituição.