PEC das Ferrovias tem debate na Assembleia Legislativa do RS
A proposta é de autoria do deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO)
A Frente Parlamentar das Ferrovias realizou, na quarta-feira, 11/10, painel na Assembleia Legislativa com o tema “Oportunidades para o RS crescer sobre trilhos”. O evento foi organizado pelo presidente da Frente, deputado estadual Felipe Camozzato (NOVO). Durante sua manifestação, o parlamentar defendeu a importância dos modais ferroviários para o aumento da competitividade no Rio Grande do Sul.
“Ao observarmos a infraestrutura logística no Brasil temos um desafio em todos os modais, tanto em densidade quanto em eficiência e isso traz um custo alto para a produção econômica. Nesse sentido, a outorga por autorização permite a livre iniciativa no mercado ferroviário e surge como alternativa, tendo em vista que o formato vem sendo muito bem aceito pelo mercado”, analisou Camozzato.
O vice-governador, Gabriel Souza (MDB), participou do evento e fez um panorama sobre o cenário nacional das ferrovias. Ao expor sobre o setor, Souza ressaltou a importância do modal, mencionando, para efeito de comparação, que “60 vagões de trem, por exemplo, têm a capacidade de transporte equivalente a 300 caminhões”.
Também integrou o painel o vice-presidente de Infraestrutura da Federasul, Carlos Bacchieri, que destacou para os custos logísticos que o produtor tem ao usar somente a rodovia como meio de transporte. “Precisamos priorizar investimentos com a diminuição dos custos através da ferrovias.”
Também participaram do evento o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP); e os deputados Guilherme Pasin (PP), Carlos Búrigo (MDB), Edivilson Brum (MDB); a vereadora de Porto Alegre Mari Pimentel (NOVO), o vereador de Santo Antônio da Patrulha Ricardo Pires (MDB); bem como representantes de entidades do Fiergs, Fecomércio e da Rumo Logística.
PEC
Camozzato é autor da PEC das Ferrovias, protocolada na Assembleia Gaúcha em junho. De acordo com o deputado, o parecer da iniciativa deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda neste mês de outubro. A expectativa era de que o parecer fosse apreciado na terça-feira, 10/10, mas recebeu um pedido de vistas da deputada Luciana Genro (PSOL).
Em junho, no lançamento da PEC, o deputado afirmou que “precisamos cada vez mais utilizar as ferrovias como uma forma de transporte barata e eficiente, para aumentar a competitividade para o Estado. Mato Grosso está saindo na frente e deu início a uma das maiores obras de extensão ferroviária do Brasil, com investimentos que chegam a R$ 14 bilhões”, disse.