“Pegaram os gatos, colocaram dentro de sacos e foram embora”

O frentista João Fernando Cipriani acusa proprietários da casa que aluga de levarem parte dos 27 gatos que sua família cuida. Vigilância Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente de Bento Gonçalves estavam no local quando fato aconteceu. Destino dos animais é desconhecido e caso ganhou repercussão nas redes sociais

Na manhã de quinta-feira, 17/02, João Fernando Cipriani, morador do bairro Conceição, foi surpreendido com a presença dos proprietários da casa que aluga, além de fiscais da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Meio Ambiente de Bento Gonçalves. Isso porque, o local estava sendo alvo de diversas denúncias em relação à quantidade de gatos que João e sua família cuidam – são cerca de 27.


Em conversa com o SERRANOSSA, João afirmou que a casa foi “invadida” pelos proprietários e fiscais e os gatos começaram ser a recolhidos pelo casal, que é dono da casa. “Eles pegavam os gatos, colocavam dentro de sacos e jogavam no porta-malas. Eu até tentei impedir. Pedi pra não levarem um ceguinho, que a gente gostava bastante, mas não adiantou”, contou João. De acordo com ele, pelo menos nove animais foram levados. “Só não pegaram mais, porque a maioria estava na rua”, garante.

A denúncia de João é confirmada pela notificação deixada pela Vigilância Ambiental. No documento, assinado por uma fiscal, está relatado que nove animais foram levados pelo proprietário e que locatário se compromete a ficar com apenas quatro gatos na residência. “Eles me coagiram a assinar esse documento. Eram três fiscais da prefeitura e tinha mais o secretário de Meio Ambiente dentro do carro. Nada fizeram para impedir e falaram que eu tinha que ficar só com quatro gatos”, descreve João.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi

Na notificação, a Vigilância Ambiental também orienta que ele recolha toda as casinhas e acessórios dos animais na área externa da casa, incluindo as rampas dos gatos, os potes de ração e água. A secretaria ainda destaca que não é permitido alimentar e abrigar os animais na rua e que deve manter os quatro presos no pátio.
João e a família são conhecidos no bairro por acolher os animais abandonados. Com frequência pedem ajuda a ONGs e nas redes sociais para garantir lar e comida aos gatos. No entanto, a situação tem incomodado os vizinhos e os proprietários da casa, que efetuam denúncias com frequência.

  • Vinícola Garibaldi

O caso ganhou repercussão nas redes sociais. Isso porque, além de os animais terem sido levados sem autorização judicial, o destino dos gatos não foi informado pelos proprietários da casa e nem pela Vigilância Ambiental.
A Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves emitiu nota rebatendo parte da versão do denunciante, na qual aponta que na quinta-feira, 17/02, a vigilância ambiental e Secretaria do Meio Ambiente estiveram na residência, no bairro Conceição, após denúncias de que no local havia uma grande quantidade de gatos. “Devido à questão sanitária, o espaço foi vistoriado e o locatário da residência notificado para limpeza do local, e para que mantivesse os animais dentro do pátio (conforme termo de notificação 0538)”, afirma a nota.

Segundo a prefeitura, no momento da vistoria foram informados que os animais já haviam sido retirados do espaço pelo proprietário da residência, e que quatro ficaram na propriedade (com o locatário da residência). “Os servidores em nenhum momento realizaram a retirada de animais do local. A fiscalização tem a função de vistoriar questões sanitárias do espaço, e não realiza recolhimento de animais”, garante. “A Prefeitura trabalha na reestruturação do setor da causa animal, buscando desenvolver ações para adoção responsável, ampliação da castração e outras políticas públicas. Repudiamos veementemente qualquer forma de maus tratos aos animais. Além disso, irá buscar a responsabilização, dentro da legislação, de quem está espalhando as informações falsas”, finaliza a nota.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também