Pele bronzeada por mais tempo

Depois de dedicar parte do tempo para se bronzear, finalmente o corpo está com a cor do verão. O tom dourado parece fazer com que a beleza seja realçada e transmite uma sensação de aparência saudável. Mas o que muitas mulheres e homens se perguntam é como manter o bronzeado depois que os dias de exposição ao sol chegam ao fim. Tratamentos, cuidados com a pele e até a ingestão de alimentos de determinadas cores colaboram para que a cor dure mais tempo.

Alguns dos principais cuidados para prolongar o bronzeado, segundo a dermatologista Bruna Köche, de Caxias do Sul, é o uso de cremes hidratantes após o banho e uma dieta balanceada e rica em alimentos que contenham carotenóides, substância encontrada em frutas, legumes e verduras que apresentam as cores amarela, vermelha, laranja e verde. A ingestão pode ser feita antes de começar a tomar banhos de sol, durante e depois.

Consumir frutas e vegetais, principalmente amarelos, alaranjados e verde-escuros, são indicados pela médica para manter a cor dos sonhos por mais tempo. “Cenoura, abóbora, mamão, melão, espinafre, brócolis, couve e outros são ricos em carotenóides, em especial o betacaroteno que é precursor da vitamina A, a qual auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pela coloração da pele”, descreve Bruna.

O que não pode ser deixado de lado é a hidratação da pele, que deve ser feita com produtos de beleza e com o consumo de água e sucos. “A hidratação com cremes ajuda na manutenção. Indico produtos a base de uréia, ácido láctico e com óleos hidratantes”, sugere a médica. Não adianta querer torrar no sol e usar óleo bronzeador para potencializar a cor. A médica não indica o uso destes produtos. “Não confere proteção solar adequada levando a queimaduras solares graves”, adverte Bruna. Como se sabe, depois da queimadura a pele descasca e adeus ao bronzeado.

Recomendações da SBD

A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que todas as medidas de proteção sejam adotadas na ocasião da exposição ao sol: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição entre 10 e 16h (horário de verão). É importante ressaltar que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. 


Francine Ghiggi

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa