Pelo direito de defender

O semblante seguro causa dúbia reação: para o cliente, a imagem de um guia; para o acusado, a de um inimigo em potencial. Apesar da postura confiante, o profissional enfrenta entraves difíceis de contornar. A passagem do Dia do Advogado – 11 de agosto – causa curiosidade sobre a realidade desse mercado em Bento Gonçalves.

Cerca de 500 profissionais, entre advogados e estagiários, estão inscritos na secção da Ordem dos Advogados (OAB) em Bento Gonçalves. Desses, aproximadamente 350 exercem efetivamente a profissão. Para o presidente, Felipe Panizzi Possamai, o número é adequado já que a entrada de novos advogados em exercício se contrapõe àqueles que se licenciam temporariamente ou se aposentam. “Os bons profissionais sempre terão espaço no mercado de trabalho. Como o Direito é algo em constante evolução, sempre haverá campo para os novos ramos, como nas áreas de meio ambiente, tecnologia e direito digital/informático, entre outros”, acredita.

Hoje, o maior empecilho na rotina do profissional é saber lidar com a morosidade do Poder Juciário, o que gera estresse para o cliente e, consequentemente, prejuízos ao seu bem-estar. Na opinião de Possamai, outros agravantes são as restrições de acesso e trato direto com os próprios juízes, as dificuldades de explicação sobre a demora e a compreensão das decisões pelos clientes. Há, ainda, a desvalorização dos profissionais quanto à fixação dos honorários por parte dos magistrados. “A morosidade é o grande câncer da Justiça. A OAB/RS já vem, há anos, divulgando o que denominou como ‘Colapso do Judiciário’, mostrando à sociedade o excessivo volume processual, a defasagem no quadro de servidores e a precária estrutura para a realização da prestação jurisdicional”, declara. “A insatisfação com a demora acaba prejudicando a própria sociedade, pois o advogado é o defensor do interesse constitucional da população”, observa.

Atividades alusivas

Neste mês, cada subseção da OAB promoverá atividades alusivas ao Dia do Advogado. Em Bento Gonçalves, será realizado um jantar no próximo dia 23, além de serem desenvolvidas ações em prol da saúde dos profissionais, como palestras e exames oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados. Mais informações sobre esses eventos podem ser obtidas através do telefone (54) 3454 4422.

Reportagem: Priscila Boeira


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.