Pelo menos 10 pontos terão alterações no trânsito
A secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana segue estudando diversos pontos que podem ser alterados no trânsito de Bento Gonçalves para melhorar o fluxo de veículos, principalmente, no Centro da cidade e arredores. Nos próximos 30 dias, pelo menos 10 locais devem passar por mudanças.
Além disso, será assinado, em até duas semanas, o contrato para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, que será desenvolvido em um ano e apontará diretrizes para as próximas duas décadas. A ação abrangerá todas as vias do município – hoje Bento possui 973 ruas –, pontos geradores de tráfego, calçadas e elementos que envolvem o tráfego de veículos e pedestres.
Apesar de adiantar que as mudanças programadas para o próximo mês envolverão, por exemplo, alteração de fluxo, alargamento de calçadas e reordenamento de canteiros, o secretário Mauro Moro ainda não detalha quais serão as intervenções. “Não queremos criar expectativa, queremos fazer as coisas acontecerem. Por isso, vamos anunciar as mudanças somente depois que técnicos da secretaria derem a liberação para as alterações. Isso tudo envolve um criterioso estudo, então queremos fazer tudo com aval técnico, para que as mudanças realmente sejam vantajosas e sustentáveis”, afirma Moro.
Uma das possíveis mudanças deve ser em parte da rua Marechal Floriano, onde as duas pistas passariam a ter o mesmo sentido.
Semáforos no Borgo
Os novos semáforos que foram instalados no entroncamento das ruas São Paulo e Fiorelo Bertuol, no bairro Borgo, previstos para começar a operar até fim deste mês, devem entrar em funcionamento até a metade de novembro. “Além da instalação, ainda serão realizados trabalhos de sinalização da via, pintura horizontal, alteração das faixas de pedestres e também queremos colocar os guarda-corpos nas esquinas. Queremos asfaltar também ao menos parte da rua Amadeo Zambon, para a possibilitar a pintura da faixa de segurança”, explica.
Os novos semáforos terão, no total, sete fases. O tempo estimado de espera entre um sinal verde e outro será de aproximadamente um minuto. “Vale lembrar que, entre as sete fases, pelo menos duas sinaleiras abrirão ao mesmo tempo, o que possibilita um ganho de tempo”, analisa Moro. As novas sinaleiras fazem parte de uma medida mitigatória firmada, ainda em 2008, entre um posto de combustíveis, instalado no local, e o Poder Público.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.