Pelo menos 13 cidades da Serra já registraram surtos de Coronavírus

Os surtos do novo Coronavírus em empresas e instituições têm sido os grandes responsáveis pelo aumento de casos na região da Serra Gaúcha. De acordo com o último Boletim Epidemiológico do estado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Carlos Barbosa, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, Nova Araçá, Vacaria, Farroupilha, Feliz, Flores da Cunha e São Marcos já registraram grandes focos de infecções. 

Somente em Caxias do Sul, a secretaria municipal de Saúde já confirmou 15 surtos do novo Coronavírus, sendo 13 em empresas, 1 em uma instituição de longa permanência de idosos  e 1 em um supermercado. Esse último foi confirmado nessa terça-feira, 30/06.  Ainda segundo a prefeitura, na maioria dos casos notificados as infecções envolveram até 11 pessoas contaminadas. A exceção vale para o surto no frigorífico da JBS que, até a metade desta semana havia registrado 291 funcionários infectados. 

De acordo com o fiscal da Vigilância Sanitária de Bento Gonçalves, Rafael Vieira, uma situação pode ser considerada um surto quando duas ou mais pessoas adoecem em um mesmo local, sob uma mesma condição. “Por exemplo, quando duas ou mais pessoas almoçam em um local e são acometidos por uma DTA (Doença Transmitida por Alimentos), ou, nesse caso, uma ou mais pessoas que possuem algum tipo de relação, como colegas de trabalho, contraem COVID-19 em períodos próximos”, explica. 

Em caso de surtos, as medidas a serem seguidas estão descritas na Nota Informativa 11 COE/SES-RS, de 4 de junho de 2020. “Cada caso é analisado pelas equipes de Vigilância, que adotarão as medidas cabíveis”, afirma Vieira. 

Em Bento Gonçalves, a secretaria estadual notificou um surto com 13 pessoas infectadas, mas ele já está considerado encerrado (quando transcorrido o período de 15 dias sem o registro de novos casos indivíduos com sintomas). Entretanto, o município tem registrado um avanço nas infecções por conta dos surtos registrados em frigoríficos de cidades vizinhas, nos quais trabalham diversos moradores do município. Para tanto, o fiscal relembra os cuidados básicos que devem ser seguidos tanto pelas empresas quanto pelos funcionários: “Os protocolos são os mesmos a todos: lavagem frequente das mãos; uso do álcool gel; evitar tocar desnecessariamente nas superfícies e higienizar as mãos após tocar; uso de máscaras,  de forma correta; não circular desnecessariamente na rua; não compartilhar itens como copos e talheres; entre outros. Considerando que o novo Coronavírus possui característica de Síndrome Gripal, quanto mais cuidados tomarmos, tanto nos locais de trabalho quanto em nossas residências e demais locais que necessitarmos estar, menores são as chances de contaminação”, ressalta. 

De acordo com o último boletim epidemiológico disponibilizado pelo governo do estado, 6.014 pessoas já foram infectadas em surtos no Rio Grande do Sul. Em relação aos surtos notificados pelo estado na região de Caxias do Sul (Serra Gaúcha), o total chegou a 2.089 pessoas infectadas (1.802 em frigoríficos e lacticínios; 109 em atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas e 165 já encerrados). 

Confira o último boletim epidemiológico do estado clicando aqui. 

Matéria atualizada no dia 02/07, às 14h.
 

Foto: Freepik