• Apolo
  • Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Perimetral ligando bairros com indústrias pode sair do papel em Bento Gonçalves

  • Super Apolo
  • Vinícola Garibaldi

A proposta de uma perimetral é melhorar a mobilidade urbana, conectando pontos estratégicos da cidade

Foto: Prefeitura Bento Gonçalves

Nas últimas semanas, a prefeitura de Bento Gonçalves iniciou um ambicioso e aguardado projeto: a perimetral industrial da cidade, que ligará a Zona Norte, por meio do bairro Zatt, ao Distrito Industrial, no Salgado.

Segundo a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer, a proposta de uma perimetral é melhorar a mobilidade urbana, conectando pontos estratégicos da cidade e promovendo maior fluidez no trânsito.

A perimetral industrial servirá para desviar o tráfego pesado do Centro de Bento Gonçalves, facilitando o acesso a áreas, como o polo industrial, e integrar diferentes regiões. “O traçado inicial prevê cerca de 2 km e um custo estimado de R$ 10.000.000,00. Os projetos executivos estão em elaboração, porém, além da pavimentação, será previsto todo sistema de drenagem, contenções, iluminação, sinalização e toda infraestrutura necessária para essa obra”, afirmou ao SERRANOSSA.

A obra está em estágio inicial. Segundo Melissa, atualmente, está sendo aberto o trecho já existente do prolongamento da rua João Domingos Poli (Zatt) até a rua São Paulo (Borgo/Buratti), e a elaboração do levantamento topográfico do trecho até a rua Joana Guindani Tonello (Cohab/Salgado).

“O primeiro trecho, que liga o Zatt ao Buratti, seguirá o traçado da estrada antiga existente. Devido à topografia do local, será feito apenas o alargamento dessa estrada. O licenciamento ambiental, nesse primeiro trecho, contemplou o alargamento”, explicou a diretora.

Melhorar o fluxo

O trânsito de Bento Gonçalves não é para amadores. Além de ter milhares de carros, a falta de vias facilitadoras dificulta a vida daqueles que, muitas vezes, precisam atravessar a cidade para ir ao trabalho. Segundo Melissa, a perimetral será uma “solução estratégica” para o trânsito do município. 

“Essa conexão direta terá impactos significativos na mobilidade urbana, com os seguintes benefícios: atualmente, os motoristas enfrentam um trajeto longo que atravessa diversos bairros, aumentando o tempo de viagem e a concentração de veículos em vias internas. Com a nova via, será possível reduzir consideravelmente o tempo de deslocamento, principalmente para quem se dirige ao distrito industrial. Ao aliviar o tráfego das vias urbanas existentes (São Roque, Universitário, Progresso, Borgo e Licorsul), essa nova ligação reduzirá congestionamentos em regiões densamente habitadas e frequentemente sobrecarregadas”.

A diretora do IPURB aponta que o projeto prevê uma via com pouco cruzamento e acessos, permitindo um fluxo contínuo. “Bairros como Universitário, Progresso e Borgo sentirão uma diminuição do trânsito pesado, melhorando a qualidade de vida dos moradores”.

Na visão do prefeito Diogo Siqueira (PSDB), a perimetral industrial pode transformar a dinâmica do trânsito de Bento. 

“Estaremos criando um novo trajeto que vai facilitar o dia a dia do trabalhador que se desloca até a área industrial, além de desafogar o trânsito dessas localidades. São obras importantes, como foi com o Túnel [do São João], o Complexo Viário [Zona Sul], terceira pista da Aristides Bertuol [Eucaliptos] e tantas outras pensadas para modificar a vida do cidadão”, disse Siqueira.

Rua Bramante Mion

Em julho, moradores do bairro Ouro Verde comemoraram a abertura de uma via que facilita o deslocamento para o Centro e a Zona Sul da cidade. A partir da rua Bramante Mion, ao lado do residencial Novo Futuro, a via trouxe alívio, pois o tempo de deslocamento cai drasticamente se comparado ao percurso pela avenida São Roque, por exemplo.

Contudo, isso virou uma dor de cabeça, visto que a obra ainda não foi finalizada pela prefeitura. Mesmo assim, carros passam por ali frequentemente. Com as chuvas, a estrada de terra vira um lamaçal, sem falar nas crateras que se criaram com o tempo – o local também não tem calçadas, fazendo com que pedestres e veículos tenham que utilizar o mesmo espaço.

Aos questionamentos do SERRANOSSA, a prefeitura afirmou que esta é “uma obra que integra a perimetral industrial e está em andamento. Foi executada a abertura, posteriormente, será realizada a drenagem e pavimentação”, escreveu a assessoria. Além disso, não foi dado um prazo para finalização da rua.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também