Pessoas em situação de rua voltarão a ser atendidas na Casa de Passagem

De acordo com a secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), o retorno das atividades na Casa de Passagem, localizada na rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti, está previsto para esta quinta-feira, 11/06. Até então, as pessoas em situação de rua estavam sendo atendidas temporariamente no Ginásio Ivo Chies, no bairro Ouro Verde, devido à necessidade de distanciamento para evitar o contágio pelo novo Coronavírus. Aproximadamente 88 usuários registrados na assistência social acessaram o serviço enquanto ele esteve no Ginásio.

Agora, com a intensificação do trabalho realizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), por meio do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), ocorreu uma redução significativa do número de usuários que ainda necessitam de cuidado e proteção no espaço de acolhimento.


 

"Neste período, através de escuta qualificada realizada por técnicos do CREAS, com reflexão, orientação e encaminhamentos conforme a realidade de cada caso, procurou-se emancipá-los, buscando a construção de um processo de saída das ruas", ressalta a coordenadora de Proteção Social Especial da SEDES, Simone Menegotto.

No entanto, de acordo com a avaliação psicossocial do SEAS, alguns usuários ainda necessitam permanecer em turno integral na Casa, principalmente por pertencerem ao grupo de risco em função da idade, a fim de serem assistidos e acompanhados.

Além desses, a Casa de Passagem seguirá acolhendo pessoas que busquem espontaneamente o serviço ou que sejam encaminhadas pelo CREAS, pessoas que utilizam a rua como espaço de moradia, bem como os que encontram-se no município na condição de trecheiros. Para essas pessoas, é disponibilizado abrigo para pernoitar, com oferta de alimentação, banho e vestuário quando necessário.

Com o retorno ao antigo espaço, estão sendo adotadas medidas de proteção preconizadas pelas autoridades de saúde, como a readequação da estrutura física, sanitização do espaço e elaboração de protocolos de atendimento, a fim de manter todos os regramentos de higienização e preservação da saúde.

Foto: José Martim Estefanon