Peterlongo apresenta mudanças na linha de vinhos finos “Terras”

Um amplo trabalho de reposicionamento da marca vem sendo desenvolvido pela Vinícola Peterlongo, de Garibaldi (RS). O resultado começa a aparecer, inicialmente, na linha de vinhos finos Terras, que chega não somente com cara nova, mas também com varietais reformulados. Os novos aromas e sabores podem ser apreciados nas opções Cabernet Sauvignon Seco, Cabernet Sauvignon Demi-Sec, Merlot e Tannat, além do corte Cabernet Sauvignon – Merlot – Tannat, todos da Safra 2015.

A centenária Peterlongo, responsável por elaborar o primeiro espumante brasileiro e a partir daí dar início a história da bebida no Brasil, é reconhecida por sua tradição na arte de elaborar champagnes e espumantes. O que o mercado agora vai poder provar na taça é a nova proposta da vinícola em vinhos finos. A linha Terras apresenta vinhos de médio e rápido consumo, com teor alcoolico moderado de 12%. São vinhos intensos e equilibrados ao mesmo tempo, com médio corpo e aromas vivos, elaborados a partir de uvas viníferas cultivadas na Serra Gaúcha com produção de até 8.000 kg/ha.

A enóloga Deise Tem-Pass explica que o processo de qualificação de toda linha de produtos da Peterlongo iniciou no ano passado. “Os vinhos estão recebendo atenção especial. No entanto, esse processo poderá ser degustado pelos apreciadores a médio e longo prazo. O Terras é a primeira prova dessa transformação”, destaca. O trabalho também está sendo acompanhado pelo winemaker da vinícola, enólogo francês Pascal Marty.

Seguindo este novo posicionamento, não foi só o vinho que mudou. A marca também sofreu mudanças com a revitalização e modernização do rótulo. Trazendo como ícone um astrolábio, que representa um período histórico de conquistas e com forte relação com a Terra como algo global, a proposta traz novo conceito, gerando valor em torno da marca. O desenvolvimento ficou por conta da UNT Design, de Bento Gonçalves (RS).

Os produtos estarão à venda em todo o país a partir de janeiro. O valor sugerido é de R$ 30 a garrafa. O Terras Assemblage estará disponível tanto em garrafas de 750 ml quanto em bag de 3 litros, este com preço médio de R$ 42.

OS VINHOS
Terras Cabernet Sauvignon
Vinhedos: Serra Gaúcha – RS – Brasil
Produção do Vinhedo: 8.000 – 10.000 kg/ha
Colheita: Manual
Fermentação: 20 dias – 25º C                 
Álcool: 12,0% v/v
Açúcares Residuais: 1,8 g.l-1
Acidez Total: 5,4 g.l-1
pH: 3,5
Apresenta caráter marcante, intenso e rico em aromas e sabores. Seu aspecto visual é límpido e brilhante com coloração violácea, jovem e de média intensidade. Com perfil aromático limpo, intenso e agradável, tem aromas típicos da casta, como frutas vermelhas e negras, além de especiarias. Com corpo médio, macio e aveludado, possui teor alcoólico moderado, boa intensidade e equilíbrio nas sensações gustativas.

Terras Cabernet Sauvignon Demi-Sec
Vinhedos: Serra Gaúcha – RS – Brasil
Produção do Vinhedo: 8.000 – 10.000 kg/ha
Colheita: Manual
Fermentação: 20 dias – 25º C
Álcool: 11,5 % v/v
Açúcares Residuais: 19,0 g.l-1
Acidez Total: 5,6 g. l-1
pH: 3,4
Este é um vinho jovem e irreverente, com equilíbrio em sua estrutura e agradável suavidade, característica indispensável em um bom demi-sec. Seu aspecto visual é límpido e brilhante. Apresenta coloração rubi com reflexos violáceos, jovem e de média intensidade. Com perfil aromático limpo e de boa intensidade, possui aromas de frutas vermelhas maduras e um leve toque de especiarias. Corpo médio, macio e aveludado. Teor alcoólico moderado com bom equilíbrio entre açúcares e acidez. Retrogosto frutado e agradável.

Terras Merlot
Vinhedos: Serra Gaúcha – RS – Brasil
Produção do Vinhedo: 8.000 – 10.000 kg/ha
Colheita: Manual
Fermentação: 15 dias – 25º C
Álcool: 11,5 % v/v
Açúcares Residuais: 1,6 g.l-1
Acidez Total: 5,25 g.l-1
pH: 3,54
O vinho possui taninos relativamente macios, um bom corpo e acidez equilibrada, ideal para ser apreciado ainda jovem e a qualquer momento. Seu aspecto visual é límpido e brilhante, com coloração vermelho rubi, ligeiramente evoluída e intensa. Apresenta perfil aromático complexo que remete desde aromas de frutas vermelhas maduras à manteiga e baunilha. Aroma de média intensidade. Possui bom corpo e estrutura. Em seu paladar, apresenta maciez e taninos marcantes, com retrogosto intenso e agradável.

Terras Tannat
Vinhedos: Serra Gaúcha – RS – Brasil
Produção do Vinhedo: 8.000 – 10.000 kg/ha
Colheita: Manual
Fermentação: 20 dias – 25º C
Álcool: 12,0 % v/v
Açúcares Residuais: 1,9 g.l-1
Acidez Total: 5,62 g.l-1
pH: 3,48
Apresenta com boa estrutura e volume em boca, devido a sua grande carga tânica e aromas complexos. Seu aspecto visual é límpido, com coloração violácea potente e exuberante. Grande complexidade aromática, lembrando couro, tabaco e leve fruta madura. Aromas finos e marcantes. É um vinho encorpado, macio e agradável em boca, com taninos marcantes e equilibrados com os demais componentes do vinho. Apresenta longa persistência em boca.

Terras Assemblage Tinto (Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat)
Disponível em duas versões: Garrafa de 750 ml e Bag In Box de 3 litros
Vinhedos: Serra Gaúcha – RS – Brasil
Produção: 8.000 – 10.000 kg/ha
Colheita: Manual. Tannat: Final de fevereiro. Merlot: Início de março. Cabernet Sauvignon: Segunda semana de março
Composição: 40% Cabernet Sauvignon, 40% Merlot e 20% Tannat
Fermentação: 20 dias – 25º C
Álcool: 11,5 % v/v
Açúcares Residuais: 1,7 g.l-1
Acidez Total: 6,2 g.l-1
pH: 3,42
Vinho tinto com jovialidade destacada por apresentar aromas frutados e corpo médio, ideal para ser apreciado e harmonizado em qualquer ocasião. Aspecto visual límpido e brilhante, com coloração vermelho-violáceo de média intensidade. Seus aromas, intensos e agradáveis, de frutas vermelhas maduras combinam com toques de manteiga e especiarias. Com corpo médio, apresenta taninos equilibrados e consistentes e uma acidez equilibrada e final de boca de média persistência.

 

Fotos: Carlos Ben

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também