Peterlongo inicia comemorações do centenário

Prestes a completar um século de sua fundação, em 1915, a vinícola Peterlongo iniciou nesta semana as comemorações pelo centenário do champagne no Brasil. Foi realizada nesta terça, dia 18, a primeira visitação noturna à cave e ao castelo da vinícola.

O roteiro é dividido em sete espaços temáticos – tanques de fermentação, pipas de guarda, barris de carvalho, espaço de guarda, museu de máquinas e papel, primeira cave subterrânea do Brasil e túnel histórico – e pode ser conferido em uma visita de aproximadamente 50 minutos.

Durante o percurso, é possível conhecer a diferença nos métodos de elaboração dos champagnes e espumantes, além de ver como eram as primeiras máquinas utilizadas pela empresa nos processos de elaboração. O visitante ainda pode conhecer detalhes da vida do patriarca Manoel Peterlongo, que iniciou a produção da bebida no país, e de seu filho, Armando, responsável pela expansão dos negócios.

Durante o evento, houve também o lançamento do espumante Privillege Brut Rosé. Elaborado pelo método Charmat, com uvas da variedade Pinot Noir cultivadas em Encruzilhada do Sul (RS), o espumante apresenta coloração levemente rosada, aromas e sabores frutado e perlage fino e persistente.

A visitação ao roteiro pode ser feita de segunda a domingo, das 9h30 às 17h, ou à noite sob agendamento, pelo telefone 3462 1355.

 
História

Com quase um século de história, a vinícola garibaldense Peterlongo é reconhecida por ser a primeira empresa no Brasil a elaborar champagne pelo método “champenoise”, o mesmo empregado na França a partir de 1913. A vinícola foi fundada em 1915 pelo imigrante italiano Manoel Peterlongo, que chegou ao Brasil em 1899. 

Desde o início, a Peterlongo teve sua trajetória marcada por exemplos de pioneirismo. Foi, por exemplo, a primeira vinícola brasileira a empregar mão-de-obra feminina e, na década de 30, com a instauração das leis trabalhistas, Armando Peterlongo foi o primeiro empresário da região a pagar o salário mínimo aos seus operários. 

As instalações da empresa, erguida em uma área de 21 mil metros quadrados em Garibaldi, incluem, além da vinícola, uma residência em forma de castelo e uma cave subterrânea. Toda em rochas de basalto, a cave mantém constante a temperatura das garrafas durante todo o ano.

A Peterlongo conta com 95 colaboradores e uma ampla linha de produtos que, além de champagnes e espumantes, é composta por vinhos finos e de mesa, frisantes, sem álcool e sucos. Atualmente a marca está presente em todo o Brasil e em países como Colômbia e China. 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.