PF ouve militares do GSI que aparecem em imagens durante invasão ao Planalto
Depoimentos foram determinados pelo ministro Alexandre de Moraes
A Polícia Federal ouve neste domingo, 23/04, nove servidores do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência, identificados em imagens do circuito interno do Palácio do Planalto, durante a invasão do dia 8 de janeiro.
As oitivas foram determinadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que investiga possível omissão de autoridades nos ataques às sedes dos três Poderes.
A lista com os nomes dos militares foi entregue ao STF pelo ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, após ordem de Moraes para que todos fossem identificados e ouvidos.
Entre eles está o major do Exército, José Eduardo Natale de Paula Pereira, flagrado pelas imagens dando água para os invasores.
Nova repercussão
A invasão do Planalto ganhou nova repercussão nos últimos dias após ser divulgado um trecho do circuito interno, até então inédito, que mostra o então ministro do GSI, Gonçalves Dias, circulando entre os golpistas.
Após a divulgação do vídeo pela CNN Brasil, na quarta-feira 19/04, Dias se demitiu. Ele afirmou que estava no Planalto para retirar os invasores do local.
Todas as imagens do circuito interno, que compreendem centenas de horas de gravação, foram liberadas pelo GSI por ordem do ministro Alexandre de Moraes.