Physio encerra temporada com jovens campeões

A Federação Gaúcha de Judô (FGJ) ainda não divulgou o ranking final do Circuito Estadual, mas pela análise dos resultados obtidos nas 11 etapas, a Associação Physio dificilmente conseguirá igualar o terceiro lugar obtido em 2012. De qualquer forma, a equipe encerra a temporada com conquistas pontuais que indicam boas perspectivas para o judô bento-gonçalvense.

A principal delas foi a medalha de ouro da categoria Mirim Feminino no Campeonato Estadual por Equipes. Foi apenas a segunda vez que a Physio conquistou esse troféu. Em 2011, havia vencido com a Infantil Feminino. Outro feito a ser comemorado foi o vice-campeonato de Ingrid Vieira (foto) no Sul-Brasileiro e a consequente classificação ao Campeonato Brasileiro na categoria Sub-13, onde obteve a quinta posição, melhor resultado da história da Physio na principal competição do país. Além disso, apesar de não conseguir repetir o mesmo número de pódios alcançados em 2012, a equipe foi a única do interior a vencer uma etapa do Circuito, em Lajeado.

O título da categoria Mirim e os resultados inéditos de Ingrid Vieira, especialmente, têm em comum o fato de serem conquistados por atletas que ainda disputam as primeiras categorias do esporte, o que dá à Physio indícios de um futuro bastante promissor. A confiança é ainda mais endossada pela ampliação de núcleos dos projetos sociais, que atualmente contam com cerca de 120 judocas. “Apesar de termos tido uma queda nos resultados, esperamos que a partir de 2014 a Physio possa colher os frutos do que plantou principalmente nesse ano. Formamos novos judocas e eles serão ainda mais competitivos na próxima temporada, o que vai nos ajudar a termos melhores resultados no Circuito. Independente disso, vamos manter nosso trabalho de formação e esperamos chegar a 300 atletas nos projetos sociais em 2014”, revela o técnico e coordenador da Physio, André Oliveira.

Um dos fatores que impediu regularidade de resultados no Circuito foi o limitado orçamento para o pagamento de inscrições dos atletas, o que forçou a equipe a priorizar a participação de judocas mais competitivos. O valor de cada inscrição, em média, é de R$ 35. A Physio competiu, nesse ano, com cerca de 40 judocas por etapa, com custo de aproximadamente R$ 1.400,00 em cada uma delas.

De qualquer forma, o protagonismo obtido nos últimos anos no cenário estadual já sinalizou reconhecimento. Nesse ano, a equipe contou com seis apoiadores (Panambra, Nobrecasa, Grepar, Embrios Centro de Reprodução Humana, Clinica da Mulher e Prefeitura de Bento Gonçalves). O objetivo, agora, é renovar com os atuais parceiros e tentar atrair novos. Com a ampliação do quadro de atletas nos projetos sociais, Oliveira ressalta que será possível potencializar a equipe para o próximo Circuito Estadual e, por consequência, obter melhores resultados. Essa meta necessariamente passa, no entanto, pela obtenção de novas receitas. 

 

Reportagem: João Paulo Mileski

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.