Pinto Bandeira terá universidade pública
Enquanto os municípios da Serra Gaúcha ainda disputam a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pinto Bandeira saiu na frente e garantiu a instalação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que será administrado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As aulas devem começar em março de 2016, inicialmente com os cursos de Pedagogia e licenciatura em Física, com oferta de 200 vagas. “Tenho a convicção que o nosso polo universitário será maior do que podemos imaginar”, destaca o prefeito, João Pizzio, que considera esta a maior conquista de Pinto Bandeira após a retomada oficial do município.
Em fevereiro deste ano, representantes da UFSM estiveram em Pinto Bandeira para conhecer as instalações do prédio que abrigará as atividades da universidade, no antigo seminário do município, ao lado da igreja. O modelo permite que, a partir de 2017, a oferta possa ser ampliada. A intenção é atrair cursos de outras instituições de ensino, como UFRGS, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A UFSM será responsável pelo suporte dos cursos, com professores e tutores, enquanto a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apoiará na manutenção da coordenação do polo, realizando eventuais editais para a infraestrutura. Compete ao município oferecer a infraestrutura básica, disponibilizando, além das salas de aula, secretaria, biblioteca, sala de laboratório de informática, banheiro e acessibilidade, bem como professor graduado ligado à educação com no mínimo um ano de experiência e um técnico de informática.
UAB
A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de Ensino Superior e os governos estaduais e municipais, com vistas a atender às demandas locais por educação superior. Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.