Pintura das ruas só em março

Em 2010, o trânsito na região do bairro Cidade Alta passou por intervenções que obrigaram alteração na pintura da chamada sinalização horizontal. Em alguns casos, o remendo foi feito “apagando” a pintura antiga com tinta preta e estampando a nova sinalização por cima com a cor branca. O problema é que, com o tempo, a cor preta foi desaparecendo e revelando a antiga pintura, o que acaba confundindo motoristas que não estão familiarizados com o trânsito do local. Em outros casos, a pintura preta ainda está intacta, porém, a incidência de raios solares ou do farol dos carros confunde os motoristas, dando a impressão de que a pintura é branca. Os reparos que poderiam minimizar os transtornos, entretanto, devem iniciar apenas na segunda quinzena de março.

Os casos mais pontuais podem ser verificados na rua Olavo Bilac (fotos), que passou a ter sentido único em seu maior trecho no segundo semestre de 2010. De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (DMT), Pedro Soliman, a espera se faz necessária em função da época de safra da uva. “Muitos caminhões transitam pelo local, o que inviabiliza a paralisação do trânsito”, comenta. Além disso, o trabalho de pintura ficaria prejudicado por causa do mosto proveniente da uva esmagada que se espalha pelas ruas da região.

Segundo Soliman, alguns pequenos reforços na pintura asfáltica em outros bairros já estão sendo feitos com maquinário próprio. Apesar disso, ainda não há certeza se a pintura será feita com os equipamentos da prefeitura ou se haverá licitação. “Recentemente reformamos uma máquina antiga. Ela ainda está na fase de testes. Em alguns locais onde já refizemos a pintura, os traços não ficaram muito retos”, acrescenta.

 
Carina Furlanetto

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa