Pipoca pode ajudar na perda de peso

O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo, além do trigo e do arroz. Sua utilização na culinária é muito vasta, porém a pipoca atualmente é um dos derivados mais consumidos pelo mundo. Rico em polifenóis e fibras, esse petisco pode ser um aliado em processos de emagrecimento ou manutenção do peso desde que, obviamente, seja consumido com moderação. 

A nutricionista Karina Valentim diz que pesquisas estão sendo feitas a fim de verificar como a pipoca pode auxiliar na saúde. “Um estudo realizado na Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, riscos de doenças cardíacas e oxidação de colesterol”. Alguns estudiosos chegaram a publicar que a pipoca concentra maiores teores de polifenóis do que frutas e verduras. “A explicação é que a pipoca possui apenas 4% de água, ou seja, é mais pura do que a mesma substância diluída nos 90% de água que compõem muitas frutas e verduras. Porém, devemos ter uma opinião crítica a respeito do assunto, uma vez que o consumo de vegetais deve ser priorizado na alimentação por serem fontes de vitamina C (presente na laranja, acerola, morango e maracujá), carotenoides (cenoura, beterraba, manga, abóbora), entre outros nutrientes importantes para manutenção da saúde, principalmente imunológica”, alerta. 

O consumo de pipoca em quantidade moderada também pode estar relacionado à perda de peso, segundo Karina. Isto porque as fibras aumentam o tempo de digestão no estômago, levando a uma maior saciedade no indivíduo.

Como consumir

O modo de preparo do petisco, no entanto, pode levar por água abaixo os benefícios. “As megaporções comercializadas nos cinemas ou os pacotes para preparo no micro-ondas são recheados de manteiga, gordura vegetal e sal, diminuindo seus benefícios e aumentando suas implicações para um maior risco de doenças crônicas como hipercolesterolemias e hipertensão arterial”, avisa.

O melhor modo de preparo é colocar o milho em uma panela com um pouco de água e uma pitada sal. Leve ao fogo ou ao micro-ondas para estourar os grãos. Se quiser, ao finalizar o preparo, coloque ervas secas ou frescas como orégano, tomilho ou alecrim, pois a utilização destes temperos diminui a quantidade de sal utilizada.

A especialista diz que o consumo deve ser moderado. “Pode-se consumir 1 xícara (chá) de pipoca no lanche da manhã ou da tarde em alguns dias. O objetivo é que a pipoca forneça  fibras auxiliando na saciedade entre as principais refeições, além de melhorar o funcionamento intestinal e o controle sérico das gorduras sanguíneas”, indica.

Aposte na pipoca!

*Está diretamente relacionada ao controle do peso corporal;
*Ajuda a reduzir os riscos de doenças crônicas, entre as quais as cardiovasculares e o diabetes
*Melhora o funcionamento intestinal;
*Contém altas doses de polifenóis (antioxidantes) – combate radicais livres, retardando o processo de envelhecimento;
*Contém zeaxantina e luteína, substâncias antioxidantes que mantém a saúde dos olhos, prevenindo a catarata e a degeneração macular;
*Pode ser consumida diariamente, desde que feita em casa e em porções moderadas;
*É uma ótima alternativa para o lanche.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.