Plano de mobilidade será debatido com a população

Nesta quarta-feira, dia 11, será realizada a primeira audiência pública para apresentação do Plano de Transporte e Mobilidade Urbana de Bento Gonçalves (PlanMob). O trabalho está sendo executado pela empresa Plural Consultoria em Planejamento Territorial, contratada pela prefeitura por meio de licitação. A reunião ocorrerá no Salão Comunitário do distrito de Tuiuty, onde serão discutidas melhorias de mobilidade para área rural, a partir das 19h. Na quinta-feira, dia 12, será a vez da audiência sobre alterações na zona urbana do município, na Fundação Casa das Artes, também às 19h. Os dois encontros são abertos à população.

Segundo o secretário de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, Mauro Moro, a participação da comunidade é fundamental para ampliar a discussão sobre a questão. “Queremos ouvir da população reivindicações e sugestões. Por isso, convoco as pessoas a participarem das audiências”, convida. Moro lembra que a coordenação do debate está a cargo da empresa responsável pelo estudo. “É importante que a comunidade interaja com o projeto, que vai englobar medidas a curto, médio e longo prazo”, completa.

De acordo com a prefeitura, depois das audiências públicas, será iniciado o processo de pesquisa de campo. Em seguida, virão as fases de proposições e diretrizes, propostas, elaboração da minuta da lei e votação do Projeto de Lei. O plano deverá nortear as políticas de mobilidade para os próximos 20 anos. 

A elaboração do PlanMob de Bento Gonçalves atende à legislação federal, que prevê que cidades com mais de 20 mil habitantes apresentem os planos de mobilidade urbana. O projeto vai avaliar as questões que envolvem mobilidade, acessibilidade e transporte público, além de propôr intervenções. Na visão de Moro, o PlanMob irá ajudar a solucionar os gargalos que atualmente dificultam a circulação e prejudicam o fluxo do trânsito.

Reportagem: Jonathan Zanotto

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.